Horário de verão: Bom ou ruim?

Geral
São Lourenço do Oeste | 08/10/2013 | 11:31

Autor: Marcelo Coan
Foto: Agência Brasil

Embora a questão do horário de verão divida opiniões, uma coisa é certa: a partir do dia 20 de outubro, na grande maioria dos estados, a população terá que adiantar o relógio em uma hora.

Neste ano, a previsão é que o horário de verão se estenda até o dia 16 de fevereiro de 2014 e seja seguido por todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Tocantins, que aderiu no ano passado, foi excluído novamente este ano. Bahia, que adotou o horário em 2011, também está fora da mudança.

Especialistas até orientam quem costuma sofrer com os efeitos da mudança. Uma dica é acordar 15 minutos mais cedo durante três dias, depois passar para meia hora durante mais três dias, depois para 45 minutos, até chegar a uma hora de adiantamento. O objetivo é acostumar o organismo aos poucos para que não sofra no momento da alteração.

A atendente de uma loja, Thaís Regina Cúnico disse que algumas pessoas acham que a mudança gera perda de uma hora, principalmente no final do dia. Contudo, para ela a mudança é boa, pois ao anoitecer proporciona um período para realizar caminhadas e fazer exercícios, ou seja, cuidar da saúde.
Embora tenha que acordar uma hora mais cedo, ela disse que não se sente prejudicada, pois é compensada com uma hora no final do dia. “Eu prefiro mil vezes”.

Para a professora Patricia Martinello, a mudança propicia um ganho de tempo no final da tarde que pode ser usado para diversas atividades, entre elas atividades físicas. Embora em alguns dias talvez tenha que acorda quando ainda está escuro, ela avalia que a mudança oferece mais benefícios do que prejuízos.
Na avaliação de Patricia, as crianças sofrem um pouco mais, pois terão que sair da cama uma hora mais cedo.

A estudante Jakelyne Barzan afirmou que no começo todos sofrem um pouco, pois se trata de uma mudança. Contudo, no decorrer dos dias o organismo acostuma. Para ela, a mudança proporciona um ganho de tempo, especialmente a tarde, pois o dia escurece mais tarde.

Gustavo Mendes, que divide o tempo como locutor, técnico de áudio e cantor de uma dupla sertaneja, disse que por um lado a mudança é boa, pois o dia fica mais longo e possibilita a prática de atividades. Entretanto, por outro lado, fica ruim para aqueles que precisam levantar cedo para trabalhar.
Mendes revelou que por algumas vezes já perdeu o horário devido a mudança, principalmente nos primeiros dias.