Incêndio atinge área de proteção ambiental em Joinville

Geral
Joinville (SC) | 30/05/2020 | 16:51

Informações e foto: G1SC

Um incêndio atinge uma área de preservação ambiental em Joinville (SC) há mais de 20 horas. As chamas estão perto da trilha do Castelo dos Bugres. Socorristas estão no local tentando combater o fogo.

Por volta das 13h, o fogo continuava, mas em proporção menor, segundo o Grupo de Resgate em Montanha que junto com os Bombeiros Voluntários e a Polícia Militar estão no local desde o início da manhã deste sábado (30).

O helicóptero da PM sobrevoou a área atingida e os bombeiros estão o apagando o fogo por terra, num local de difícil acesso. Foram quase três horas de caminhada para chegar até a encosta do Morro Pelado.

O fogo foi avistado por volta das 16h de sexta (29) e Ainda não se sabe o que o provocou. Testemunhas disseram ter visto um grupo de homens próximo da região do incêndio fazendo fogueiras, jogando bombinha e consumindo bebida alcoólica. Um inquérito vai ser aberto pela Polícia Civil para investigar o caso.

A Defesa Civil informou que o acesso à trilha do Castelo do Bugres está interditado por tempo indeterminado não só por causa do incêndio, mas devido à estiagem, com risco outros incêndio, e para evitar o contágio pela Covid-19.

Botuverá

Outro incêndio atinge a vegetação no Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Botuverá, no Vale. O helicóptero Arcanjo 3 foi acionado para ajudar no transporte das equipes e de equipamentos até o alto da Serra, onde ocorre o incêndio.

O combate às chamas conta com o trabalho de agentes do Instituto Chico Mendes (ICMBio), da Reserva Biológica Canela Preta, da Associação de Ecoturismo do Vale do Itajaí, e da Prefeitura, com apoio da Defesa Civil municipal.