Incentivo a produção de mel

Geral
São Lourenço do Oeste | 25/10/2013 | 10:09

Informações: Secretaria da Agricultura do Estado
Foto: Reprodução

Neste mês, num congresso internacional de apicultura que envolveu 86 países, na Ucrânia, Santa Catarina conquistou, pela segunda vez, o título de melhor mel do mundo.

Tendo em vista o reconhecimento internacional, na última quarta-feira (24) a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC) promoveram um “Café com Mel” para apresentar as quatro variedades do produto que
conquistaram o título. Além disso, na oportunidade foi lançado o novo programa do governo do Estado que prevê a distribuição de “Kit Apicultura” para incentivar a produção de mel.

De acordo com o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, o “Café com Mel” o Estado já foi líder nacional na produção do mel, contudo, nós últimos tempo perdeu espaço para outros estados, e, por isso, haverá o incentivo através do programa.

Hoje, de acordo com levantamentos, são mais de 30 mil famílias rurais dedicadas à apicultura no Estado. No total são mais 350 mil colmeias instaladas e uma produção de seis mil toneladas/ano.

O programa

O novo programa da consiste em fornecer aos produtores interessados equipamentos necessários para implantação da apicultura na propriedade. Cada kit terá na sua composição seis colmeias, com ninho e dois melgueiras, cera alveolada para seis colmeias, formão, dois macacões completos com máscara, dois pares de luvas e um fumegador.

O valor deste kit é de aproximadamente R$ 1.800,00. Ao adquiri-lo, o produtor terá dois anos de prazo para pagamento com parcela anual. Se o pagamento for único, quando do vencimento da primeira, haverá subvenção da ordem de 60% sobre o valor da segunda parcela. Neste caso, o produtor pagará apenas R$ 1.260,00. Para 2014 há previsão de fornecimento de 490 kits.