Jogos da terceira idade reúnem atletas de toda a região

Esporte
São Lourenço do Oeste | 25/04/2014 | 11:17

Autor e fotos: Marcelo Coan

Nem mesmo o friozinho que fez na manhã desta sexta-feira (25) intimidou os atletas da terceira idade dos municípios de Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, São Domingos, Novo Horizonte e São Lourenço do Oeste para a abertura oficial da 7ª edição da fase regional dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina.

A abertura da fase regional, organizada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) numa parceria com prefeitura de São Lourenço do Oeste e Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), aconteceu no ginásio municipal de esportes do Centro e reuniu 218 atletas e comissão organizadora do evento e dos municípios.

Durante esta sexta (25) e sábado (26), os participantes competirão nas modalidades de bocha, bolão, canastra, dominó, truco, dança de salão e coreografia. Em todas as modalidades os atletas têm mais de 60 anos.

Segundo o integrador esportivo da Fesporte da SDR de São Lourenço do Oeste, Adilço José Moccelini, além da competitividade o Jasti busca trabalhar a parte social e integrar as equipes dos municípios. “Estas são modalidade que eles [atletas da terceira idade] trabalham no dia a dia nas comunidades, associações e grupos, e hoje eles representam os municípios na fase regional”.

Para Moccelini, o Jasti ainda está “engatinhando”, tendo em vista que no Estado o esporte recebe a atenção do governo há 54 anos. “A prática do esporte, ou seja, o movimento físico e o esforço intelectual, faz com que as pessoas tenham uma longevidade melhor. Nós acreditamos que dando incentivo, o resultado vai ser a melhoria na qualidade de vida”, resumiu ele.

Como os jogos envolvem atletas com idade superior a 60 anos, o gerente executivo do Comitê Desportivo Municipal (CDM), Adirlei Santian, disse que é um momento em que São Lourenço do Oeste reúne várias pessoas pioneiras dos municípios da região.

Para Santian, além de haver a integração entre atletas de diferentes municípios, os jogos permitem uma integração dentro do próprio município, nas comunidades do interior e na área urbana. Como houve a etapa municipal, o gerente executivo do CDM contou que no Jasti há representantes de várias comunidades da municipalidade.

Fase estadual

Conforme Moccelini, os atletas classificados na fase regional passarão para a fase estadual que acontecerá na cidade de Canoinhas, de 12 a 17 de maio. Nesta fase, atletas da terceira idade de todo o Estado estarão reunidos.