Jovem pato-branquense garante vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo

Esporte
Pato Branco | 04/01/2014 | 13:32

Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Diário do Sudoeste

Mesmo que no início do ano os resultados não foram bons, no final do ano, especialmente no mês de dezembro, o jovem pato-branquense, Leonardo Daltoé D’Avila, lutador de Taekwondo, comemorou a vaga na Seleção Brasileira na categoria Cadete (12 a 14 anos).

Ainda que não haja a definição da data e do local, em maio Leonardo deverá representar Pato Branco e o Brasil no 1° Mundial de Taekwondo.

Ao mesmo tempo em que é um orgulho, Leonardo disse que a responsabilidade se torna maior, pois irá representar o Brasil na competição. Para chegar bem no evento, ele adiantou que irá iniciar uma preparação mais pesada.

Embora não tenha alcançado a quantidade de pontos necessários para conquistar uma vaga na Seleção, Lucas Daltoé D’Avila, irmão de Leonardo, disse que o ano de 2013 foi positivo, pois conquistou os primeiros pontos no ranking.

Lucas contou que ao disputar uma vaga na seletiva fechada lutou com o terceiro do ranking nacional e acabou perdendo a vaga por um ponto.

Como faltou pouco para entrar na Seleção Brasileira, Lucas disse que irá participar desde o início do ano de competições que garantam pontos para o ranking. A intenção é desenvolver uma boa média para que no final do ano possa acessar a Seleção pelos pontos. Em 2014, Lucas competirá na categoria Junior (até 48 quilos). Em 2013 ele lutou na juvenil (até 45 quilos).

Os dois lutadores fazem parte da equipe CT Silva e recebem instruções do professor Claudinei da Silva e do mestre Gilberto Morando.

Apoio

Como a grande maioria das competições são fora do município, os lutadores lembraram a importância do apoio de empresa como Xpert Automações, Gew Sistemas, Diário do Sudoeste e Via Benessere.