Katata anota o dele em vitória do Ugra pela Copa Europa de Futsal

Esporte
Guadalajara | 22/04/2016 | 19:19

Informações: Globo Esporte
Foto: Facebook/Katata

Na decisão por pênaltis, a equipe russa do Ugra derrotou o Benfica por 3 a 2 (após 4 a 4 na prorrogação) pela Copa Europa de Futsal e garantiu vaga na final da competição, disputada na cidade espanhola de Guadalajara. Estreante no torneio europeu, o time dirigido pelo técnico brasileiro Kaká - e que conta com o talento de Robinho, autor do gol da vitória - enfrentará no domingo (24) o Inter (Espanha), que tenta o quarto título.

O equilíbrio marcou os momentos iniciais da partida, com leve superioridade dos portugueses, em chutes de Wilhelm e Rafael Henmi. Os russos acordaram aos 4min, com três ataques em sequência que obrigaram o goleiro espanhol Juanjo, do Benfica, a se esforçar em difíceis defesas.

Num jogo de forte marcação, o placar só foi aberto aos 15min, em boa tabela de Ré com Chaguinha, para o arremate deste último. Ciente do momento adverso, o técnico Kaká pediu tempo e cobrou mais chutes a gol da equipe russa, que acabou fechando o primeiro tempo no prejuízo.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Ugra igualou, com gol de Lyskov. Mas aos 6min, o goleiro russo Kupatadze levou cartão vermelho por tentar defesa com as mãos fora da área. Na cobrança de falta, o goleiro reserva Slemzin estourou a bola no peito, afastando o perigo.

O time luso não conseguiu aproveitar a vantagem de dois minutos com um jogador a mais e a igualdade permaneceu até os 10min, quando o jogo entrou num ritmo frenético. Na cobrança de escanteio, Signev subiu alto para cabecear para o gol. O empate português veio na cobrança de falta de Alessandro Patias, quando faltavam 9 minutos para fim. No minuto seguinte, contudo, uma falha de marcação do Benfica permitiu o gol de Afanasyev, deixando o Ugra na frente outra vez.

Na tentativa do empate, a equipe lusa partiu para a tática do goleiro linha e, a 2min32 do fim, a ousadia deu resultado: Jefferson igualou o placar novamente, em 3 a 3, forçando a prorrogação.

No primeiro minuto do tempo extra, um chutaço de primeira de Patias, após cobrança de escanteio, deixou o Benfica na frente. Não demorou muito e o Ugra empatou tudo (4 a 4) com Katata. A igualdade permaneceu na etapa final da prorrogação e o finalista só foi decidido nos pênaltis.

O Benfica abriu as cobranças, com gol de Patias. Marcênio fez pelos russos. Wilhelm deixou a equipe vermelha novamente na frente, com uma bola que primeiro bateu no travessão para depois cruzar a linha. Shayakhmetov igualou para o Ugra. Na última cobrança portuguesa, Henmi desperdiçou e a decisão ficou nos pés do brasileiro Robinho, que não errou e levou o time russo à final.