Leonel Pavan está em coma induzido e estado é grave

Geral
Balneário Camboriú (SC) | 15/05/2018 | 08:09

Informações e foto: Diário Catarinense

A equipe médica do Hospital da Unimed, em Balneário Camboriú (SC), fez no fim da tarde desta segunda-feira (14) o primeiro pronunciamento oficial sobre o estado de saúde do deputado estadual Leonel Pavan, internado durante a manhã. Pavan teve um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. De acordo com os médicos, no fim da tarde o quadro era grave, mas estável. Pavan está em coma induzido e respira com ajuda de aparelhos.

"Toda hemorragia cerebral é grave e inspira cuidados", disse o neurocirurgião-chefe do hospital, Luciano Siqueira, que acompanha o caso.

O deputado foi submetido a um cateterismo cerebral - um exame feito com contraste, que identifica se houve rompimento de aneurisma ou alguma malformação na região onde ocorreu o AVC. Nenhuma das hipóteses se confirmou. Segundo o neurocirurgião, ainda é cedo para determinar o que causou o rompimento. 

Pavan passará por um novo exame nesta terça-feira (15), que poderá indicar quais serão os próximos passos do tratamento. A atenção da equipe médica está voltada ao edema, o “inchaço” causado pelo sangramento na região da nuca.

"Acredita-se que um pequeno vaso rompeu, que é o (AVC) mais comum. Só que esse sangramento faz um edema, que interfere na função cerebral. Por isso o tratamento passa por terapia intensiva, sedação. Não que ele precise da máquina para respirar, mas é um conforto a mais para que o edema diminua da melhor forma possível nas primeiras horas", disse o médico Sergio Malburg, que preside o hospital.

Segundo ele, o comportamento do edema é o que vai determinar o tempo de sedação e de internação, que costuma ser longo para casos como o do deputado.

"A partir do momento que não sangrou mais, e o edema foi diminuído, se reduz a sedação  a ventilação e ele acorda. Aí saberemos se há sequelas e o que pode ser feito."

Pavan teve o AVC durante uma aula de pilates, por volta das 10h. Horas antes,o deputado fez uma caminhada com o filho e não relatou nenhum desconforto. Ele passou o domingo no sítio da família, comemorando o aniversário do filho Junior e o Dia das Mães.

Nos últimos dias, Pavan havia feito uma viagem por cidades do Alto Vale do Itajaí na companhia do senador Paulo Bauer. Passou por Rio do Sul, Agrolândia, Agronômica e Pouso Redondo. No sábado ele seguiria com a comitiva, mas resolveu voltar a Balneário Camboriú, segundo sua assessoria.