Lourenciano Katata é convocado para seleção russa de futsal

Esporte
São Lourenço do Oeste | 17/01/2018 | 18:46

Autor: Angela Maria Curioletti

Foto: Arquivo pessoal

Rafael Rosa, o Katata, foi convocado para a seleção russa de futsal esta semana. Ele já está treinando com o grupo de 20 atletas visando a Eurocopa. Mas, desse grupo, apenas 14 vão representar o país na competição.

Aos 32 anos, Katata, que é de São Lourenço do Oeste, diz que esta é sem dúvida a sua maior conquista na carreira profissional. Para chegar até aqui o processo foi longo. Há seis anos jogando na Rússia, o jogador estava há cinco esperando a naturalização.

Com exclusividade ao Portal Minutta, Katata diz que ficou sabendo da convocação pelo próprio treinador, Serguey Scaróvisk, que ligou para o atleta pedindo se ele estava disposto e se tinha interesse. “Eu falei que sim, claro. Era algo que eu queria muito”, fala. Com o grupo estão outros quatro brasileiros naturalizados que já defenderam a seleção russa.

Katata confessa que nunca sonhou chegar tão longe assim. “Mas, quando se trabalha sério e é honesto com todo mundo, as coisas vão acontecendo e aconteceu comigo, estou muito feliz”, diz.

Sobre a família, a mulher Ariadene e o filho João sempre passam uma temporada maior no Brasil, principalmente para que João tenha contato com os avós, tios e primos.

Treinos

Para a Eurocopa, a seleção russa se prepara até o dia 27 de janeiro. Um dia antes, será anunciado quais atletas entram na lista dos 14 nomes. O campeonato será na Eslovênia, de 30 de janeiro a 10 de fevereiro.

Cirurgia

Katata passou por uma cirurgia há três meses no joelho, procedimento que ainda lhe causa algumas dores e é preciso fisioterapia. Com isso, ficou um tempo parado, mas agora corre atrás para poder fazer parte da seleção que vai para a Eurocopa.

Quanto às dificuldades em outro país, ele ainda diz que é língua. Ao contrário de seu clube, a seleção russa não tem tradutor. “Quando falam rápido é difícil, mas quando o assunto é de quadra já entendemos tudo”. Ele garante que a maior felicidade é a oportunidade que está tendo. “Para mim, ser lembrado já é uma grande conquista.”