Lourenciano participa do maior torneio de xadrez das Américas

Esporte
Florianópolis (SC) | 02/02/2022 | 15:00

Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Arquivo pessoal

Foram dez dias de evento, mais de 500 jogadores inscritos, mais de 100 mestres nacionais e 50 internacionais. O Festival Floripa Chess Open recebeu enxadristas de várias regiões do Brasil e também de outros países. 

E teve participante de São Lourenço do Oeste (SC) também. Anderson Luiz Consoli teve cinco vitórias, um empate e quatro derrotas em sua participação. "Como foi um torneio do mais alto nível, quem conseguiu 60% de aproveitamento garantia automaticamente o título de Mestre Nacional de Xadrez. Eu fiz 55%", explica.

Consoli pratica xadrez há 12 anos e teve apoio do Comitê Desportivo Municipal (CDM). "Comecei na Educação Física, da escola mesmo, e sempre joguei vôlei e futebol também, mas nível mais alto foi o xadrez", conta o enxadrista sobre como foi sua iniciação no esporte.

Sobre a experiência no Festival Floripa Chess Open, Consoli diz que foi "desafiante se inscrever em um torneio deste porte" e acrescenta: "é uma batalha na questão psicológica, física, um encontro cultural, misturando ciência com arte e esporte".