Lourencianos produzem máscaras e doam para profissionais de saúde

Geral
São Lourenço do Oeste | 01/04/2020 | 08:18

Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta

Usando a tecnologia de impressão 3D, os lourecianos Guilherme Negri e Winissius Janczeski estão fabricando máscaras (Face-Shield) para ajudar profissionais da saúde como uma barreira física contra o novo coronavírus – Covid-19, além de possibilitar a maior durabilidade da máscara N95 que são utilizadas em conjunto.

Os amigos, que se conhecem desde os tempos de escola, tinham um hobby em comum e decidiram abrir uma empresa com impressoras 3D, que funciona há cerca de dois anos. O objetivo em 2020 era apresentar a empresa durante a 6ª Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste (Efaislo) que, por conta da pandemia, foi suspensa. A dupla resolveu então fazer as máscaras e doar aos profissionais da região “por um senso de responsabilidade, um idealismo”, explica Negri.

O objetivo é fazer e distribuir 700 máscaras para a região Oeste catarinense. As primeiras doações foram feitas esta semana, sendo dez para o Hospital da Fundação e 30 para a Secretaria de Saúde, ambas em São Lourenço do Oeste (SC), e outras 50 para a Secretaria de Saúde de Chapecó (SC).

O investimento para estas 700 máscaras foi de R$ 10,5 mil e foi feito pela empresa. Negri diz que a empresa criou um canal para receber doações e tem recebido muito apoio, como descontos na compra de materiais e outras doações. “Entendemos que a doação é também uma forma de quem está em casa na quarentena compartilhar o nosso trabalho e ajudar”, diz ele, acrescentando que independente da quantia que vier, o compromisso seguirá o mesmo: entregar as 700 máscaras. 

Quer ajudar?

As doações em dinheiro podem ser feitas online, clique no link - https://bit.ly/2QZMhum

Saiba mais

O projeto foi baseado na iniciativa da empresa de Prusa 3D, onde Negri, engenheiro elétrico, e Janczeski, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas e MBA gestão de projetos e negócios, utilizaram o modelo desenvolvido e testado por ela, uma dos maiores incentivadoras da tecnologia de impressão 3D no mundo.