Mais da metade da população está acima do peso

Geral
Brasil | 27/08/2013 | 21:32

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Maya Diaz

Uma pesquisa divulgada terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde revela que 51% da população acima de 18 anos estão acima do peso ideal. O excesso de peso atinge 54% dos homens e 48% das mulheres. Realizada desde 2006, é a primeira vez que a pesquisa mostra que excesso de peso supera os 50% em pessoas acima de 18 anos. Em 2006 o total era de 43%. A pesquisa é da Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

“Os dados reforçam que a hora é agora. Se não tomarmos as medidas necessárias, se não agirmos agora, corremos o risco de chegar a patamares de obesidade como os do Chile e dos Estados Unidos. Por isso temos que agir fortemente", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O estudo retrata os hábitos da população e é um importante instrumento para desenvolver políticas públicas de saúde e estimular os hábitos saudáveis. Nesta edição, foram entrevistados 45,4 mil pessoas em todas as capitais e no Distrito Federal, entre julho de 2012 a fevereiro de 2013.

Apesar de a obesidade estar relacionada a fatores genéticos, há importante influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados no aumento dos índices brasileiros. Forte aliado na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, o consumo de frutas e hortaliças está sendo deixado de lado por uma boa parte dos brasileiros.

Apenas 22,7% da população ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia. Outro indicador que preocupa é o consumo excessivo de gordura saturada: 31,5% da população não dispensam a carne gordurosa e mais da metade (53,8%) consome leite integral regularmente. Os refrigerantes também têm consumidores fieis: 26% dos brasileiros tomam esse tipo de bebida ao menos cinco vezes por semana.