Mais de 200 pessoas participam de audiência do orçamento regionalizado

Política
São Lourenço do Oeste | 23/06/2015 | 16:11

Autor e fotos: Angela Maria Curioletti

A quarta audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2016/2019 e Lei Orçamentária Anual (LOA) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) foi realizada na manhã desta terça-feira (23) em São Lourenço do Oeste, abrangendo a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do município sede e também de Quilombo, contemplando ao todo 13 municípios.

Presidindo a audiência, o deputado Marcos Vieira explicou que a Alesc está preferindo realizar estes eventos com as 32 regionais do Estado para poder contemplar todas as demandas, indicadas pela população. Mas, ele frisa que, mesmo na lista das prioridades, não há certeza de que todos os pedidos serão realizados. “A Secretaria da Fazenda já fez o levantamento das demandas em desta relação, realizam-se as audiências para elencar as 12 prioridades de cada regional. Serão três para cada ano, 2016, 2017, 2018 e 2019”, diz.

Estiveram presentes mais de 200 pessoas, sendo que mais de 150 delas vieram da regional de Quilombo. O município de Jardinópolis, por exemplo, foi um dos que mobilizou as suas comunidades, como Monte Belo, unindo duas comunidades de Quilombo, São José e São Luiz, resultando na lotação de dois ônibus para o evento. Faltou lugar para todos se sentarem na Câmara Municipal, local do evento e que comporta até 100 pessoas sentadas.

Mas, o deputado Vieira faz um alerta sobre a participação, frisando que isso não quer dizer que Quilombo terá preferência na hora da liberação dos recursos, “não é verdade afirmae isso, é preciso ver a disponibilidade financeira no momento”.

UPA em SLO

Na lista das 12 prioridades de São Lourenço do Oeste, aparece a Unidade Prisional Avançada (UPA), que já se tornou uma novela na região pela divergência em sua aprovação. Vieira diz que, em 2013, o Governo do Estado enviou para a Alesc alguns projetos de lei solicitando empréstimos ao BNDES e Banco do Brasil e todos foram aprovados, resultando em R$ 12 bilhões, que seriam divididos entre infraestrutura, educação, saúde e segurança pública, neste último quesito contemplando a construção de penitenciárias e novas UPAs. “Com certeza haverá dinheiro para esta obra em São Lourenço do Oeste.”

Prioridades Quilombo

- Pavimentação asfáltica sobre leito natural entre os municípios de Jardinópolis e Quilombo e pavimentação asfáltica sobre leito natural da SC-482, trecho entre Santiago do Sul e rio Saudades (divisa com São Domingos);
- Ampliação na rede de distribuição, reservatórios e bombeamento para o abastecimento de água na cidade de Quilombo;
- Reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para o Hospital São Bernardo.

Prioridades SLO

- Reformar, equipar, ampliar e buscar recursos para manutenção do Hospital da Fundação;
- Revitalização das escolas contemplando readequação da infraestrutura física, instalação de laboratórios científicos e construção de ginásio de esportes nas escolas que ainda não tem;
- Revitalização da rodovia SC-305, trecho de São Lourenço do Oeste a Campo Erê.