Mais de 2,5 mil idosos participam dos Jogos Abertos da Terceira Idade

Esporte
Criciúma | 13/05/2015 | 08:34

Informações e foto: Governo do Estado

Estimular a participação do idoso em atividades esportivas, recreativas e de lazer são finalidades dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina. O evento está programado para começar no sábado (16), em Criciúma, no Sul do Estado. Pelo menos 2.550 atletas representando 152 municípios catarinenses estarão na cidade para trocar experiências e participar das competições esportivas. Entre as modalidades oferecidas: bocha, bolão, canastra, dança popular, dança livre, dança de salão, dominó e truco.

Pesquisas elaboradas pela Fesporte em 2015 apontam que os Jasti aumentam a cada ano. Só nas etapas municipais e nas microrregionais pelo menos 12 mil pessoas, entre atletas e técnicos, estiveram envolvidas no evento. Número que representa 2,41% da população idosa com idades entre 60 e 74 anos de Santa Catarina.

Para o presidente, Marcelo Kowalski, é muito bom ter esse número "Esperamos que em 2016 o número ainda aumente, pois é uma oportunidade de participação mais ativa em sociedade para os idosos.O evento pode proporcionar meios mais saudáveis e facilitar o convívio social das pessoas com idade superior a 60 anos. O Governo do Estado por meio da Fesporte está trabalhando para que a oitava edição supere os resultados positivos apresentados em 2014 pela organização”, ressalta.

Mais de cinco mil pessoas são esperadas para prestigiar as competições. Os Jogos seguem até 21 de maio. A abertura oficial está marcada para às 19h, no Ginásio Municipal Valmir Orsi.