Mais de 75% das praias analisadas estão próprias para banho em Santa Catarina

Geral
Florianópolis | 23/12/2016 | 15:11

Informações: Governo do Estado
Foto: Divulgação

O quarto relatório da qualidade das praias catarinenses desta temporada, emitido nesta sexta-feira (23), pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), aponta que 76,2%, o que corresponde a 163 pontos analisados, estão próprios para banho. Dos 75 pontos monitorados em Florianópolis, 73,3% (55) estão próprios para banho e, no interior do Estado, 79,4% (108) locais estão aptos para os banhistas. As análises foram feitas entre os dias 19 e 23 deste mês.

Neste relatório, 11 pontos passaram a ser impróprios e oito locais passaram para próprio. O técnico de laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, chama a atenção para que os banhistas tomem certos cuidados na hora do banho de mar. “Estamos na época das conhecidas chuvas de verão, aquelas que dão no final de tarde e à noite. Essas chuvas ajudam a levar resíduos para o mar. Os banhistas devem evitar saídas pluviais e de rios”, informa.

As tradicionais placas que apontam as condições das praias têm sido constantemente alvo de vandalismo. Para que o banhista possa conferir a qualidade das praias de forma rápida e segura, a Fatma disponibiliza o relatório no site da Fundação (www.fatma.sc.gov.br) ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Como é feito

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada, as amostras começaram a ser coletadas em 31 de outubro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.