Mater Dei comemora 20 anos do curso de Direito

Geral
Pato Branco (PR) | 03/10/2018 | 08:11

Informações e foto: Mater Dei

A balança da justiça está em evidência nesta semana na Faculdade Mater Dei, quando se realiza o 9º Ciclo de Atualização em Ciências Jurídicas, marcando quase 20 anos da história do curso de Direito, o primeiro a ser implantado.

A abertura solene aconteceu na segunda-feira (1º), no Auditório Algemiro Pretto, contando na mesa de honra com o diretor da Mater Dei, Guido Victor Guerra, o coordenador do curso Claudio Shimanoe, o presidente da OAB-PR, Eduardo Munaretto, o promotor da Comarca de Chopinzinho, Lucas Lösch Abaid, e uma representante do corpo discente de Direito da IES, a acadêmica Natalia Nunes.

O ciclo contará com uma extensa programação entre as palestras realizadas no período noturno e oficinas pela manhã no auditório da Faculdade Mater Dei e ainda o tradicional Júri Simulado, nas dependências do Fórum Desembargador James Pinto de Azevedo Portugal, na quinta-feira (4), coordenado pelo professor Dévon Defaci, advogado criminalista.

Com o tema "Sistema Penitenciário e o Estado das Coisas Inconstitucionais", o promotor Abaid compartilhou sua experiência prática na atuação, abordando aspectos da execução penal. "Muitas vezes a gente pensa somente na atuação de um promotor de justiça na incriminação de um agente que pratica um fato criminoso, porém em verdade temos que pensar que esse agente também tem que ter os seus direitos resguardados", destacou.

Dentro do tema do sistema penitenciário brasileiro, abordou a crise de superlotação enfrentada, trazendo aos alunos alguns conceitos relacionados à criminologia, como a origem da pena, as suas finalidades, para compreender os motivos do encarceramento. "E principalmente, porque não, tentar inspirar os alunos a seguir a carreira do Ministério Público ou qualquer outra carreira que sempre tem grande relevância para o resguardo dos Direitos Humanos de todos."

Mudança, com renovação

O diretor da Faculdade Mater Dei diz ter "um orgulho muito grande com este curso, uma ideia que nasceu de um sonho e essas semanas acadêmicas vão a cada ano se aperfeiçoando. Cada turma que se renova e vem para cá tenta de certa forma superar a anterior. Mas não apenas no sentido estético da semana, mas também no sentido acadêmico, da paginação do Direito".

Posição crítica do acadêmico

O coordenador Shimanoe salientou que a semana acadêmica sempre é projetada para trazer novidades, inovações, temas polêmicos do meio jurídico. "Hoje o acadêmico, além da sala de aula, tem a oportunidade de refletir sobre temas importantes do direito e, com isso, formar uma posição crítica que contribui com seu próprio desenvolvimento", pontuou.

Na questão da organização, disse que neste ano a turma do 8º período iniciou com grande antecedência, para ter como resultado a semana bem organizada com grandes nomes, inclusive nas oficinas.