Mater Dei faz maratona de eventos para comemorar 50 anos de história

Geral
Pato Branco (PR) | 04/09/2018 | 08:21

Informações e foto: Mater Dei

Um coral de 50 crianças vestidas com camiseta vermelha - cor do laço que agora envolve a escola - bem como uniformes históricos Mater Dei, cada qual com seu balão dourado e a mão no coração. Foi assim que se iniciou oficialmente a solenidade de comemoração dos 50 anos do Colégio Mater Dei, na manhã de segunda-feira (3).

Alunos e convidados especiais lotaram o ginásio de esportes, cuja recepção estava decorada com uniformes e materiais didáticos antigos, troféus conquistados, bem como maquetes do colégio. Nesta Semana da Pátria houve a execução do Hino Nacional, destacando-se as vozes das crianças na execução do Hino do Mater Dei, no coral com acompanhamento da professora Juliane Baseggio. Este foi o terceiro dos 50 dias de comemorações oficialmente lançados pelo vice-diretor, Fabricio Guerra.

O segundo momento da solenidade foi no Auditório Algemiro Pretto, em que a imprensa e os convidados especiais receberam revelações da diretora Ivone Guerra. Ela resgatou algumas das curiosidades e desafios pelos quais passaram ao longo dos 50 anos, desde a fundação em 1968 pela professora Zenaide Petry Bortot e a partir de 1974, quando a escola passou a pertencer as professoras Carmem Salete Detoni e Ivone Maria Pretto Guerra. Foi nesta época que o jardim de infância do Mater Dei trocou de endereço. A partir da década de 80, a instituição passou a pertencer exclusivamente a Ivone Guerra, que inicia um projeto de expansão que vem sendo constantemente implementado.

Passado e futuro

Para enaltecer com gratidão e reconhecimento aos colaboradores neste processo, o nome de cada profissional que pelo colégio passou foi exposto no vídeo histórico exibido no auditório, criado com a supervisão da professora Maureen Mendry. O contraponto da história foi a projeção do filme "Mater Dei: um Palco de Memórias".

50 anos em 50 dias

A comemoração de 50 anos em 50 dias iniciou no sábado (1º) com a realização da Exposição de Ciências, Cultura e Artes do Mater Dei (Expomater). Conheça as principais atividades em www.colegiomaterdei.com.br.

Para a solenidade, o colégio convidou ex-funcionários, diversos educadores que fizeram história, diretores de todas as escolas de Pato Branco, representantes do Núcleo Regional de Educação, vereadores, a administração municipal e veículos de comunicação.

Em entrevista, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi parabenizou a família. "Creio que o Mater Dei é um exemplo de dedicação, de organização e ninguém sobreviveria tanto tempo não fosse pela competência e pelo resultado que dá. As pessoas têm confiança de que o ensino é de qualidade, que existe disciplina, que a família que trabalha nesse estabelecimento tem tradição, é uma família que tem respeitabilidade em nossa cidade. Significa dizer que o Mater Dei angariou o respeito, não só da comunidade pato-branquense, mas da comunidade regional e até do Oeste de Santa Catarina, por conta do trabalho que faz e da competência que tem", defendeu o prefeito Zucchi.