Melhoramento genético e nutrição é foco da 1ª mostra de bezerra e novilha da Caslo

Geral
São Lourenço do Oeste | 20/03/2014 | 23:13

Autor e fotos: Marcelo Coan

Embora a chuva tenha intimidado algumas pessoas, a organização da 1ª mostra de bezerra e novilha da Cooperativa Agropecuária São Lourenço (Caslo) avaliou como positiva a participação do público nesta quinta-feira (20).

O evento, que reuniu 37 animais de seis produtores da região, serviu para que produtores de leite enxergassem os resultados do investimento em melhoramento genético e nutrição.

Segundo o coordenador do evento e médico veterinário da Caslo, Cristian Gilberto Pivetta, os produtores que passaram pelo evento puderam ver quais são os benefícios e resultados de um programa genético. Segundo ele, é preciso lembrar que cerca de 50% do resultado também depende da nutrição. “A ideia era mostrar o que o melhoramento genético, concomitantemente com a nutrição, faz”, disse ele e explicou que as duas questões influenciam no resultado produtivo.

Na avaliação de Pivetta, diante dos problemas de chuva o evento conseguiu mostrar a importância da genética e da nutrição. “Espero que quem ainda não investe em genética pense no que enxergou, pois este evento mostrou tudo o que há de melhor”.

De acordo com o supervisor técnico sul – Rio Grande do Sul e Santa Catarina – da Semex e médico veterinário, Átila Cadó Soares, que avaliou todos os 37 animais, tanto a raça Jersey quanto a Holandesa estavam bem representadas na mostra.

Conforme o supervisor técnico da Semex, o que diferenciou um animal do outro foi a questão do manejo na propriedade, ou seja, o condicionamento para a apresentação na mostra. “A gente conseguiu ver que os animais têm um grande potencial. Falta apenas evoluir um pouco na preparação dos animais para serem apresentado em feiras”, disse ele e explicou que do ponto de vista genético os animais estão bem apresentados.

Segundo Soares, um animal é o resultado de uma boa carga genética e do ambiente onde é criando, ou seja, manejo na propriedade, nutrição e conforto animal. “Tudo isto vai interferir diretamente numa melhor expressão da capacidade genética”.

Sobre uma nova edição, Pivetta disse que nos próximos dias haverá uma avaliação do evento e a discussão de uma segunda edição. A ideia é que em 2015 seja realizada uma feira com julgamento e premiação em dinheiro para os melhores animais.