Ministro do STF determina quebra de sigilo bancário de dez deputados e um senador

Política
Brasil | 16/06/2020 | 20:38

Informações: Metrópoles
Foto: Câmara dos Deputados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (16) a quebra de sigilo bancário de dez deputados federais e um senador aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A decisão foi tomada no âmbito da operação Lume. Deflagrada nesta terça-feira, a ação mirou 21 alvos suspeitos de participar, incentivar e financiar atos antidemocráticos.

Foram atingidos os deputados do PSL Daniel Silveira (RJ), Cabo Junio Amaral (MG), Otoni de Paula (RJ), Caroline de Toni (SC), Carla Zambelli (SP), Alê Silva (MG), Bia Kicis (DF), Guiga Peixoto (SP), General Girão (RN) e Aline Sleutjes (PR), bem como o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

A operação desta terça-feira faz parte do inquérito que investiga notícias falsas e ameaças a ministros da Suprema Corte — o objetivo desta etapa é identificar de onde vêm os recursos e de grupos que fazem atos antidemocráticos e apurar se existe uma estrutura de financiamento por trás deles.