Mobilização faz com que Acanor saia na frente em PEC da saúde

Política
Irati | 17/06/2015 | 16:02

Informações e foto: Acanor

Através da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), as Câmaras Municipais de todo o Estado foram mobilizadas a apresentar e aprovar um decreto que futuramente poderá se tornar um Projeto de Emenda a Constituição (PEC). A mesma visa o aumento do repasse de verbas para o custeio da saúde pública, que sairia dos 12% passando para 15%, de forma escalonada. Amparados pelo artigo 49 da Constituição Estadual e uma iniciativa suprapartidária, os Legislativos catarinenses começaram a aprovação e a ideia da PEC a de que o aumento seja gradativo, com 0,5% ao ano, iniciando em 2016.

A Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) se mobilizou como entidade e já conseguiu fazer com que todas as suas Casas associadas aprovassem o decreto da PEC. O presidente, Ademir Casanova, diz que agora o próximo passo é entregar estes documentos à Uvesc, num encontro que será realizado em julho. A ação mostra a força dos vereadores do Noroeste, tornando a Acanor a primeira entidade a reunir a documentação pedida.

Os associados à Acanor reuniram-se na noite de terça-feira (16), em Irati, onde foi realizado o encontro bimestral. Nele, cada representante de Câmara entregou seu decreto aprovado e colocou a importância desta PEC.