Moção apoia a manutenção do convênio entre AMNoroeste e Pato Branco

Política
São Lourenço do Oeste | 14/11/2016 | 11:11

Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta

Na sessão do Legislativo do dia 11 de novembro, o vereador Edu Antonio Borges (PT) apresentou uma moção de apoio pela permanência do convênio entre os municípios da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste) com Pato Branco (PR) no atendimento de pacientes de oncologia e hemodiálise. O documento teve o aval dos demais vereadores.

Borges defende a manutenção do convênio, pois entende que por ser uma distância menor, cerca de 25 quilômetros, a recuperação dos pacientes é mais rápida. “Não admitimos que o usuário do SUS [Sistema Único de Saúde] seja um joguete”, disse lembrando que SUS é universal e, por isso, o atendimento pode ser mantido em Pato Branco. Favoráveis a moção e a permanência do convênio, vereadores afirmaram que seria um retrocesso permitir a mudança.

A moção foi proposta porque, nos últimos dias, abriu-se uma discussão para que os atendimentos de oncologia e hemodiálise sejam feitos no município de São Miguel do Oeste, distante aproximadamente 110 quilômetros de São Lourenço do Oeste. “A gente foi pego de surpresa”, afirmou.

Sugestão

Ao invés de transferir os pacientes de oncologia e hemodiálise, o vereador lembra que os secretários de Saúde sugeriram que São Miguel do Oeste implantasse especialidades na área da neurologia, oftalmologia ou clínica geral para cirurgias de grande porte.

Encaminhamento

De acordo com o proponente, a moção será encaminhada ao governador Raimundo Colombo, ao presidente Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Gelson Merísio, deputados estaduais e federais que representam a região, prefeitos, secretários municipais de Saúde, AMNoroeste e Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor).