Monumento da Tocha Olímpica será construído em São Lourenço do Oeste

Esporte
São Lourenço do Oeste | 06/06/2016 | 17:59

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

A passagem da Tocha Olímpica por São Lourenço do Oeste, no dia 3 de julho, ficará eternizada por meio de um monumento. O símbolo histórico será construído na esquina das ruas Coronel Bertaso e Duque de Caxias, em frente a Escola Básica Municipal (EBM) Santa Maria Goretti.

O monumento temático tem como objetivo marcar o momento histórico no município. A obra busca retratar a prestígio e a importância de tal acontecimento, por isso será realizada pela artista plástica Katielly Lanzini, que concentra seu trabalho em peças de decoração em várias cidades e grandes ambientes, como estádios e ginásios. Katielly é de Chapecó.

Segundo informações da assessoria de imprensa, a obra terá investimento de R$ 19,250 mil.

Sobre a obra

A escultura em resina, com cargas minerais que formam uma argamassa resistente, semelhante a granito, mostrará em carácter expressionista, em primeiro plano, um atleta grego em posição protocolar, segurando a tocha. Circundado por “braços” de ambos os lados que, extremamente estilizados, quase abstratos, eles erguem-se na direção dos céus, mais precisamente, para a Acrópole do Olimpo, lugar reservado aos deuses do esporte, os grandes atletas da Antiguidade. No alto, o fogo simbólico presta a homenagem definitiva de São Lourenço do Oeste à Olimpíada do Brasil de 2016.

Nesta composição, a artista se inspira na obra de Portinari para apresentar uma figura mais volumosa erguendo a chama olímpica. Com dobras, círculos e outras figuras geométricas que representam a diversidade dos jogos olímpicos, o monumento passará um recado rápido.