Moradores de Três Voltas agora querem a construção da UPA

Política
São Lourenço do Oeste | 09/04/2014 | 10:06

Informações e foto: Câmara Municipal

A Comissão para Assuntos Relevantes da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, nomeada para acompanhar as tratativas de possibilidade de construção de uma Unidade Prisional Avançada (UPA) no município, recebeu de representantes da comunidade de Três Voltas na noite de terça-feira (8) um surpreendente abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas pedindo que o Governo do Estado construa a polêmica unidade na comunidade, localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade.

O documento contrasta com uma recente audiência realizada com os moradores que na oportunidade não aceitaram a possibilidade da obra ser edificada naquele local. De acordo com os moradores que estiveram reunidos com a comissão (Luiz Madruga, João Carlos Rovaris, Assis Trindade e Eruiz Camargo), a solicitação coletiva foi motivada pelos benefícios que a comunidade de Três Voltas poderá obter em razão da construção da UPA.

Os representantes citam como possíveis melhoramentos a segurança, a comunicação e a infraestrutura, hoje deficientes no lugar.

As informações levadas aos vereadores rechaçam os empecilhos levantados por moradores de São Paulinho, localidade onde existe o terreno doado pela prefeitura para essa finalidade, como por exemplo a possibilidade das famílias de presos virem a residir nas proximidades do presídio, a depreciação dos imóveis do entorno, entre outros.

Um dos moradores cita o exemplo de que existem presos de São Lourenço do Oeste e em Xanxerê e nem por isso as famílias mudaram de endereço.

Para outro morador, a construção da UPA em Três Voltas seria ganho não só para a comunidade, mas para a região. ”Esta construção irá contribuir para o aumento da segurança na região”, comentou.

O vereador Edu Borges, presidente da comissão, disse que a manifestação pode ser uma solução ao impasse que a construção da UPA tem gerado. Informou também que em breve a vereadora Marlice Perazoli, relatora da comissão, vai elaborar um parecer completo sobre as informações obtidas pela comissão o qual será encaminhado às autoridades competentes.