Morre Marco Tebaldi, ex-deputado federal catarinense

Política
Santa Catarina | 14/10/2019 | 07:35

Informações e foto: A Notícia

Morreu neste domingo (13) o ex-prefeito de Joinville (SC) Marco Tebaldi. Ele tinha 61 anos e estava internado no Hospital da Unimed, em Joinville. Há dois anos ele vinha lutando contra um câncer no pâncreas e há pouco mais de dez dias, o político havia sido submetido a um procedimento no canal da bílis e contraiu uma infecção bacteriana. Desde então, estava na UTI do hospital. A morte foi confirmada às 19h10. Tebaldi deixa três filhos e um neto. 

Tebaldi foi vice-prefeito de Joinville entre 2000 e 2002 e prefeito entre 4 de abril de 2002 até 31 de dezembro de 2008. Assumiu o cargo após a renúncia de Luiz Henrique da Silveira, que concorreu a governador e foi reeleito prefeito em 2004 no primeiro turno. Também ocupou cargos como deputado federal, secretário estadual de Educação, secretário municipal de Habitação e presidente da Agência Municipal de Águas e Saneamento (Amae). Atualmente, era presidente do PSDB de Santa Catarina.

Em agosto de 2017, Tebaldi foi diagnosticado com câncer no pâncreas e realizou uma cirurgia em 2018 para retirada do tumor. Em junho de 2019, sofreu um infarto e passou por uma cirurgia de desobstrução nas veias do coração. A Câmara Municipal de Joinville preparava a entrega do título de Cidadão Honorário de Joinville para o ex-prefeito em cerimônia que ocorreria em 14 de outubro.

História e legado

Nascido no distrito de Capo-Erê, no dia 31 de janeiro de 1958, em Erechim (RS), Tebaldi estudou Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina, curso completado em 1984 e tinha pós-graduação em Hidrologia pela USP. No ano seguinte a formação, atuou como professor substituto na instituição nos cursos de Engenharia Civil e Sanitária e Ambiental na UFSC. 

Chegou em Joinville em 1986, depois de ter passado em um concurso público da prefeitura, e coordenou o projeto Mangue como chefe do Núcleo de Bacias Hidrográficas de Joinville. Em 1992, foi convencido pelo então deputado estadual Wittich Freitag a participar das eleições para a Câmara Municipal de Joinville. Foi o segundo vereador mais votado naquele ano e, logo depois de assumir, tornou-se secretário municipal de Habitação, cargo que ocupou até 2000. 

Em 2000, foi vice-prefeito eleito com Luiz Henrique da Silveira. Assumiu a prefeitura em 2002, quando Luiz Henrique licenciou-se do cargo para concorrer a governador de Santa Catarina. Dois anos depois, concorreu a prefeito tendo Rodrigo Bornholdt como vice-prefeito e foi eleito em primeiro turno. 

Em 2012, concorreu novamente à prefeitura e ficou em quarto lugar. Na época, era deputado federal — havia sido eleito em 2010 e foi reeleito em 2014. Licenciou-se do mandato em março de 2011 para assumir o cargo de secretário da Educação do Estado de Santa Catarina, que ocupou por um ano, até março de 2012. 

Após encerrar a última legislatura na mesma época em que obtia a aposentadoria pela prefeitura de Joinville, Tebaldi foi eleito presidente estadual do PSDB em 4 de maio de 2019. Na época, afirmou que tinha interesse para passar sua experiência a futuros líderes.