MP do ensino médio: relator quer volta das disciplinas de artes e educação física

Política
Brasília | 17/11/2016 | 13:08

Informações e foto: Agência Brasil

O relator da Medida Provisória (MP) do ensino médio, senador Pedro Chaves (PSC-MS), disse nesta quarta-feira (16) que irá incluir a obrigatoriedade de artes e educação física no relatório que apresentará até o fim de novembro à comissão mista que discute a MP. Além da volta das disciplinas, o relator vai propor a ampliação da jornada escolar de 800 para pelo menos mil horas por ano para todas as escolas de ensino médio até 2018.

A retirada da obrigatoriedade das disciplinas pela MP causou polêmica tanto entre estudantes quanto entre educadores. A MP diz que tanto artes e educação física, quanto filosofia e sociologia, deixam de ser obrigatórias a partir da definição da Base Nacional Comum Curricular, atualmente em discussão. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a base certamente irá garantir a obrigatoriedade dos quatro conteúdos.

Sobre não reincluir a obrigatoriedade de filosofia e sociologia, o senador disse à Agência Brasil que "isso quem vai definir vai ser o CNE [Conselho Nacional de Educação], mas provavelmente eles vão incluir sim [na Base]".

Ao todo, a MP já recebeu 566 emendas de deputados e senadores. A volta da obrigatoriedade das disciplinas nos três anos do ensino médio está entre as sugestões dadas pelos parlamentares.