Município de SC tem eleições suplementares para prefeito neste domingo

Política
Vidal Ramos (SC) | 23/10/2018 | 07:26

Informações: G1SC
Foto: Prefeitura de Vidal Ramos

O município de Vidal Ramos (SC), no Vale do Itajaí, terá eleições suplementares para prefeito neste domingo (28), junto com o pleito do segundo turno para presidente e governador. Na cidade, 5.156 eleitores precisarão escolher entre duas chapas.

Dessa forma, a ordem de votação em Vidal Ramos será: governador, presidente e prefeito. Concorrem ao cargo Helmut Stoltenberg (PP), com Nego Souza (MDB) como vice-prefeito, e Nabor Schmitz (PSD), com Ambrosio Rubick (PSD) como vice-prefeito.

As eleições suplementares ocorrem porque o prefeito anterior, Laércio da Cruz (MDB), e seu vice, Helmut Stoltenberg, tiveram os registros de candidatura cassados. A Justiça Eleitoral decidiu pela Inelegibilidade de Laércio, mas não de Helmut. Por essa razão, ele pode concorrer nas eleições.

Atualmente, o prefeito de Vidal Ramos é Vânio Cesar Petri (PP). Ele, que era presidente da Câmara Municipal, assumiu o cargo em 26 de junho deste ano.

Cassações

Laércio e Helmut foram reeleitos prefeito e vice-prefeito nas eleições de 2016. Porém, foram condenados em primeira instância na Justiça Eleitoral por terem extrapolado, no primeiro semestre do ano da eleição, os gastos relativos à publicidade institucional. Foi determinada também a cassação dos registros de candidatura e inelegibilidade pelo período de oito anos, por abuso de poder político e econômico.

Em recurso em segunda instância, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) decidiram, por maioria, afastar a inelegibilidade do vice-prefeito, mas mantiveram cassados os registros de candidatura dos dois e declararam inelegível o prefeito eleito.

Depois, Laércio e Helmut entraram com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deu mandado de segurança para que eles assumissem os cargos até o julgamento e publicação dos embargos de declaração no TRE-SC.

Os embargos foram rejeitados e os dois pediram a prorrogação da liminar que mantinha os dois nos cargos de prefeito e vice, o que foi negado pelo TSE. Então, o TRE-SC determinou novas eleições, o que foi autorizado pelo TSE.