Município tem sido pautado pela insegurança da população

Policial
São Lourenço do Oeste | 12/08/2015 | 08:24

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

O município completou 57 anos de emancipação no dia 26 de julho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa populacional de 2014 apontava 23.017 habitantes em São Lourenço do Oeste. Apesar de ser considerado um município pequeno, nos últimos anos tem sido pautado pela onda de insegurança da população.

A Unidade Prisional Avança (UPA), por exemplo, já teve seu terreno cedido e será construída na comunidade de São Paulinho. A obra poderia ter sido iniciada em 2014, mas um abaixo-assinado da comunidade impediu a ação. O dinheiro, segundo a Secretaria de Cidadania e Justiça, está garantido, R$ 5 milhões.

Em dezembro de 2014, a cidade ganhou dez câmeras de videomonitoramento, sendo que a central está instalada no batalhão da Polícia Militar. Apesar de os policiais avaliarem como positiva a ação, os furtos continuam acontecendo e a população clama por mais efetivo.

Segundo dados da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, hoje o efetivo é de 27 policiais. Um deles está afastado deste janeiro deste ano porque responde um processo administrativo. Outros dois estão em licença especial (30 dias) e mais dois estão em férias. No fim, são 22 policiais em serviço.

A 5ª Companhia da Polícia Militar abrange os municípios de São Lourenço do Oeste, Jupiá, Galvão, Coronel Martins, Novo Horizonte, Formosa do Sul, Quilombo e Santiago do Sul.

Câmeras

Com 31 anos de carreira, o sargento Avelino dos Santos avalia como positiva a instalação das câmeras, apesar de considerar um número pequeno. “No mesmo tempo que a viatura faz rondas nos locais fora da abrangência das câmeras, um policial na central de videomonitoramento controla as imagens em tempo real nos locais próximos”, explica.

Avelino diz que várias pessoas em atitudes suspeitas foram abordadas por conta do monitoramento. Além disso, ele chama a atenção também para os motoristas, que passaram a conduzir seus veículos de maneira mais prudente, respeitando a sinalização estabelecida nos trechos monitorados, diminuindo os acidentes. “É possível afirmar que na área de abrangência de videomonitoramento o sistema demonstrou ser uma importante ferramenta na dissuasão do crime, proporcionando ainda provas sobre os delitos”, diz o sargento.

Furtos

Em 2013 foram atendidas 1.788 ocorrências, sendo 108 furtos registrados. Já no decorrer de 2014 as ocorrências somaram 2.253, sendo que furtos foram ao todo 253, ou seja, mais que o dobro do ano anterior. Agora, em 2015, o primeiro semestre fechou com 729 ocorrências, sendo 90 furtos registrados, um número menor que no mesmo período de 2014 (123). De acordo com a PM, houve uma redução de 26% nos crimes de furtos entre o primeiro semestre de 2014 e o de 2015.

A maior parte dos objetos de furto resume-se a objetos eletrônicos, como televisores, notebooks e celulares, além de eletrodomésticos e ferramentas elétricas, como motosserras. Mas, roupas, calçados, perfumes e dinheiro também aparecem na lista dos mais procurados.

Os policiais também monitoram o tipo de pessoa que age nos furtos, bem como locais e horários. Os períodos da tarde e da noite são os mais visados pelos agentes que querem furtar residências. Já no comércio e indústrias a ação é durante a madrugada. Atuando em dupla, um dos indivíduos é sempre menor. O sargento diz que o número de mulheres envolvidas nas ações é muito grande, mas a maioria ainda é de homem.

Abordagem

Segundo o sargento Avelino, a PM realiza duas vezes por semana operações de barreira, com objetivo de abordar veículos, motos e pessoas suspeitas, além de flagrar irregularidades, como pessoas dirigindo embriagadas.

No primeiro semestre de 2015, a PM efetuou 60 prisões/apreensões, num total de 64 pessoas, que cometeram furtos, receptação de produtos furtados, violência doméstica, embriaguez no volante e até posse de arma de fogo. Foram abordados 480 veículos e 691 pessoas.