Nasa relata que Santa Catarina teve um dos maiores volumes de chuva do mundo

Geral
Florianópolis | 30/06/2014 | 09:50

Informações: Governo do Estado
Foto: Marcelo Coan

Depois de uma semana de muita chuva no Estado, a segunda-feira (30) começa com tempo estável com predomínio de sol devido a uma massa de ar seco e frio em Santa Catarina. Conforme a previsão da Epagri/Ciram, na região do no Planalto e Litoral Sul deve predominar mais nuvens e chuviscos isolados. A temperatura segue em declínio.

A chuva da última semana deixou muitos estragos no Estado. A Defesa Civil registrou até o início da noite de domingo 41,7 mil desalojados ou desabrigados. São 39 municípios que tiveram algum tipo de prejuízo com as chuvas. Desse número, 15 já encaminharam a Defesa Civil o decreto de situação de emergência.

Segundo a Nasa, o volume de precipitação foi considerado um dos maiores do mundo, no período de 72 horas que antecede às 22h40 de quinta-feira (26). O volume de chuva em três dias foi superior aos 225mm, segundo leitura do satélite. Já a estação meteorológica automática, administrada pela Epagri/Ciram, o acumulado foi de 300,8mm. O índice perdeu apenas para Scoresbysund, na Groenlândia, com 478mm.

A quantidade de chuva colocou Santa Catarina com o maior registro de precipitação da América Latina. Já a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Joaçaba, no Meio-Oeste, registrou 202mm no período.

A estimativa foi feita após aferição de 7.482 estações meteorológicas espalhadas pelo mundo e consideradas oficiais pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). A informação é da Nasa.

Previsão para a terça- feira

A massa de ar seco mantém o tempo com presença de sol com poucas nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. Temperatura baixa pela manhã, principalmente no Planalto Sul, onde estarão próximas a 0ºC, com ocorrência de geada na região.