Natal em Londres com o lourenciano Rafael Novelo

Geral
Londres | 09/01/2014 | 10:20

Por Rafael Antonio Novelo
Foto: Arquivo Pessoal

No dia 15 de setembro de 2013, um grupo de jovens estudantes embarcou em Pato Branco rumo a São Paulo e depois, dia 17 de setembro, rumo a Braga, em Portugal, para cumprir uma jornada de estudos de dois anos. Os estudantes, todos eles da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco, foram selecionados por uma avaliação que levou em consideração os melhores índices de rendimento.

Entre os selecionados está o lourenciano Rafael Antonio Novelo. Desde que chegou a Europa, ele conta, através do Portal Minutta, algumas experiências, como alimentação, estudos e viagens aos países vizinhos. Acompanhe a história da viagem no Natal para Londres.

Quando vim morar na Europa, eu ( lourenciano, Rafael Antonio Novelo), como um bom admirador de música, cinema, séries de televisão, redes de fast-food e, por último, mas não menos importante, amante da língua inglesa, não demorei nada para comprar minha passagem aérea para Londres, uma cidade que somente conhecia através de fotos e cenas famosas de filmes. A expectativa que tinha da cidade era muito alta e, mesmo assim, Londres foi muito melhor do que eu esperava. Uma cidade urbana, moderna e organizada (trânsito, rede de metrô, mapeamento das ruas, etc.) e, claro, muito bela e histórica.

Nem sei por onde começar a descrever essa cidade. O interessante então é começar pelo que as pessoas já conhecem de Londres. Por exemplo o Big Ben, que é o sino e não o relógio, mundialmente conhecido. Mas me permita dizer que ele é muito mais belo visto de perto. Ficar admirando o Big Ben é uma atividade necessária para qualquer pessoa que visita Londres. Ouvir o badalado do Big Ben é necessário também.

Bem pertinho do Big Ben se vê a London Eye, a terceira maior roda gigante do mundo, construída com a função de mostrar a cidade de Londres panoramicamente a quem nela embarcar. É extremamente mágico embarcar nela e ficar admirando toda a cidade por um bom tempo.

Conheci também a famosa área Picadilly Circus e seus famosos outdoors. Extremamente lotada de pessoas ávidas para gastar seu dinheiro com as mais variadas coisas. Desde coisas de camelô até as mais finíssimas marcas. Como visitei Londres na época do Natal, essa área estava mais lotada do que nunca e, claro, não foi possível comprar nada, uma vez que Londres é uma das cidades mais caras do mundo.

Entretanto, deu para olhar e sentir vontade de comprar várias coisas. Falando em compras e luxúria, visitei (e aqui sim, apenas visitei) a maior e mais luxuosa loja de departamentos do mundo: Harrords. Ainda falando de compras e afins, passei também pela Oxford Street, a rua comercial mais movimentada da Europa.

Deixando o capitalismo de lado, visitei o maravilhoso parque Hyde Park, que é enorme, em termos de beleza e de tamanho também. É relaxante caminhar pelo parque e andar de bicicleta, sem o perigo de ser atropelado ou atropelar alguém, uma vez que existe uma ciclovia dentro do parque. O parque, além de tudo, possui um monumento dedicado a princesa Diana. Maravilhoso.

Caminhei muito por Londres, por lugares bonitos e outros nem tão bonitos assim. Outra rua famosa que conheci foi a Notting Hill, que ficou conhecida pelo filme “Um Lugar Chamado Notting Hill”, de 1999, estrelando Julia Roberts e Hugh Grant. É um bairro bem peculiar, mas apenas sei dele pelas pesquisas que fiz, pois quando visitei o bairro, no dia do Natal, ele estava quieto, mas deu pra dar uma olhada e tirar fotos na famosa livraria do filme mencionado anteriormente, onde foram gravadas algumas cenas.

No último dia que fiquei em Londres, infelizmente, fiquei sem câmera fotográfica ou celular para tirar fotos, considerando que vi lugares bem impressionantes nesse dia, incluindo a Catedreal St. Paul’s, que possui a segunda maior cúpula do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro (Vaticano, Itália). Nessa catedral foram realizados vários casamentos ilustres da Família Real Britânica, como o casamento da Princesa de Gales, Diana.

Como a cidade de Londres é cortada pelo rio Tâmisa, pontes é o que não falta na cidade. Conheci as duas mais famosas: London Bridge e Tower Bridge.

A Tower Bridge é uma das pontes mais famosas do mundo e cenário de vários filmes, como “O Diário de Bridget Jones”, “007: O Mundo Não É o Bastante”, “Sherlock Holmes” e “ O Retorno da Múmia”. Foi extremamente incrível estar lá. Perto dela se encontra a Tower of London, que é um lugar magnífico, mas que eu só vi de longe.

Um dos lugares a se visitar em Londres é o Museu de Cera Madame Tussaud’s. Com as mais famosas estátuas de cera do mundo, o Museu é um dos pontos mais procurados por turistas do mundo todo. Ele conta com estátuas de personalidades da música (como Beyoncé, Lady Gaga, Britney Spears, Rihanna, Justin Timberlake, entre outros), do cinema (Emma Watson, Leonardo DiCaprio, Jim Carrey, Nicole Kidman, Angelina Jolie, Brad Pitt, Bruce Willis, Russel Brand), do desporto (Cristiano Ronaldo, David Beckham, Tom Daley, Usain Bolt), da política (Barack Obama, Hitler) e da ciência (Einstein, Isaac Newton). Um paraíso. Parece mesmo que você está do lado de seu ídolo.

Como um bom fã da saga Harry Potter, fui na estação King’s Cross para tirar fotos na Plataforma 9 ¾ e visitar a lojinha temática do Harry Potter ao lado da plataforma. Uma pena as coisas serem tão caras lá. Saí de lá com duas embalagens de “Feijãozinhos de Todos os Sabores”, e acredite em mim quando digo que “Todos os Sabores” é bem literal.

Visitei dois museus em Londres: o British Museum (famoso por suas múmias e por abrigar a Pedra de Roseta) e o National Gallery (um lindíssimo museu de obras de arte de artistas de peso como Monet, Van Gogh, Rafael, Picasso, Botticelli e Leonardo Da Vinci). Os dois museus têm entrada gratuita, provando que ter cultura e bom gosto não custa nada.

Outro ponto turístico muito visitado de Londres é o Palácio de Buckingham, onde a monarquia britânica, a família real, mora. O Palácio Real é magnífico visto por fora, fico imaginando como seria por dentro. Há, na frente do Palácio, Os Jardins da Rainha, onde se encontra o Victoria Memorial, um dos monumentos mais famosos de Londres. No Palácio é possível ver a troca de guardas (sim, os famosos guardinhas ingleses que usam uma espécie de chapéu na cabeça e não se mechem), uma cerimônia bem peculiar, que é da tradição inglesa, que ocorre sempre em dias pares.

Bom, falando um pouco do pessoal britânico, e de todo mundo, uma vez que Londres conta com todo o tipo de turista de qualquer parte do mundo, sobretudo orientais (não sei diferenciar chineses, japoneses ou coreanos por isso generalizei) e indianos. Na área de prestação de serviços, os orientais e os coreanos eram quase unanimidade. O pessoal britânico é educado, me surpreendi com as boas maneiras dos ingleses. Estão de parabéns.

Muitas das pessoas que eu conheço aqui em Braga, Portugal, dizem que Londres é a melhor cidade da Europa e, por enquanto, é a minha favorita também. Já tenho planos de voltar para esse magnífico lugar, pois apesar da minha permanência em Londres ter sido longa, muitos lugares ainda ficaram fora do roteiro. Espero-te ver novamente, Londres!