No fim do prazo, Geraldino e Santian apresentam pedido de registro de candidatura

Política
São Lourenço do Oeste | 15/08/2016 | 20:19

Autor e foto: Marcelo Coan

Última também a realizar a convenção, a coligação a majoritária “A Mudança Continua” (PT e DEM), encabeçada pelos pré-candidatos a prefeito Geraldino Cardoso (PT), atual prefeito, e vice, Adirlei Carlos Santian, apresentou o pedido de registro de candidatura no fim da tarde desta segunda-feira (15). Eles também entregaram o pedido de registro para a proporcional.

Cardoso disse que a entrega do pedido de registro no último dia se deu em partes pela burocracia do sistema da Justiça Eleitoral. “A entrega está dentro do prazo regimental”, comemorou.

Questionado se as mudanças na legislação eleitoral que, entre outras coisas, altera o prazo de campanha, devem influenciar na corrida eleitoral, Cardoso falou que se trata de uma experiência nova. “É tudo mais corrido”, disse ele referindo-se as questões burocráticas e a própria campanha, que passa a correr a partir desta terça-feira (16).

Sobre o cenário posto para o município – três chapas disputam a majoritária –, o pré-candidato a prefeito pelo PT enxerga que é um momento onde a sociedade tem mais uma opção de escolha. “A soberania popular é importante neste sentido, pois fará a melhor escolha”.

Da mesma forma que na majoritária, a coligação na proporcional tem PT e DEM na composição. Segundo Cardoso, os dois partidos apresentaram chapa cheia, ou seja, indicaram 18 nomes de pré-candidatos para a disputa ao Legislativo.

Plano de governo

Conforme Cardoso, a coligação também protocolou uma copia do plano de governo. Segundo ele, o documento contém linhas gerais, pois deve ser aperfeiçoado na medida que ocorrem as discussões com a comunidade. “Todas as áreas de governo foram contempladas neste plano”.

Pedido de registro

De acordo com o chefe da 49ª Zona Eleitoral, Orlando Carlos Almeida Vairich, todos os pedidos de registro foram entregues com sucesso e sem que houvesse problema. “Esperávamos um pouco de tumulto, mas isso não ocorreu”. O cartório atende São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte e Jupiá.

Disputa

A disputa ao Executivo lourenciano tem três chapas de pré-candidatos. Geraldino Cardoso (PT) e Adirlei Santian (PT) - PT/DEM -, Rafael Caleffi (PMDB) e Daniel Hippler (PP) - PMDB/PP/PTB/PR/PRB/PSC - e Tomé Francisco Etges (PSDB) e Nivaldo Luiz Lazaron (PSDB) - PSDB/PSD.