Núcleo dos Supermercados cobra lei que regulamenta uso de sacolas retornáveis

Geral
São Lourenço do Oeste | 27/02/2015 | 13:55

Informações e foto: Acislo

Numa conversa na manhã desta sexta-feira (27), o Núcleo dos Supermercados da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) cobrou do Executivo a elaboração de um projeto de lei que regulamente o uso de sacolas retornáveis no município. Eles argumentam que há anos foi iniciado um movimento em favor do uso de tais sacolas, mas que ainda falta uma legislação municipal que trate do assunto.

Como o Executivo já havia sido pautado sobre a questão há algum tempo, o coordenador do Núcleo dos Supermercados, Leandro Deon, disse que a conversa era para saber o posicionamento sobre a questão. O presidente da Acislo, Jandir Bortoluzzi, lembrou que o núcleo já fez um trabalho forte de conscientização e distribuição de sacolas retornáveis e a lei seria uma forma de tornar o projeto realidade em toda a cidade.

Mesmo que o assunto divida opiniões, os supermercadistas do núcleo alegam que a troca das sacolas plásticas pelas retornáveis não visa reduzir custos dos estabelecimentos, mas sim focar na preservação do meio ambiente.

O prefeito, Geraldino Cardoso, disse que não fez nenhuma reunião formal com os outros segmentos. “Eu conversei muito com o pessoal de lojas, ferragens e comércio em geral. Num primeiro momento todos concordam [com o uso das sacolas retornáveis], principalmente quando o foco é ambiental. O problema estaria na cobrança pelos clientes”.

Sem garantir se vai ou não elaborar um projeto de lei, Cardoso pediu que o núcleo formalize um documento com assinaturas de representantes de estabelecimentos comerciais da cidade. Após essa manifestação, que deve ocorrer até o dia 15 de março, a proposta de lei “poderá ser encaminhada” para a Câmara Municipal. Conforme o prefeito, não custa nada mandar um projeto de lei para o Legislativo, mas alerta que a proposta não pode ser direcionada para um segmento. Se for aprovada, a lei abrangerá todos os setores.

Sensibilização

Bortoluzzi falou que a Acislo fará um trabalho, junto com outros núcleos, para sensibilizar a comunidade e os estabelecimentos comerciais sobre a importância do uso consciente das sacolas retornáveis. A ideia é envolver todos os setores, inclusive as empresas que hoje não fazem parte da Associação.