Números e resultado financeiro da propriedade na ponta do lápis

Geral
São Lourenço do Oeste | 21/10/2013 | 11:54

Autor e fotos: Marcelo Coan

Nesta segunda-feira (21), um grupo de agricultores formado por 13 famílias finalizou o programa Qualidade Total Rural (QTR) oferecido pela Cooperativa Agropecuária São Lourenço (Caslo), numa parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Cooperativa Central Aurora e Sicoob Noroeste.

Dentro do sistema cooperativo, o programa está inserido há 16 anos e na Caslo é a 8ª edição. De acordo com o coordenador do programa na cooperativa lourenciana, Roberto Grzebieluchas, a meta é desenvolver o programa por mais duas edições. Com as próximas duas edições, cerca de 40% dos associados terão passado pela primeira fase do programa, ou seja, pelo De Olho na Qualidade Rural (D´Olho) que prevê a organização da propriedade.

Grzebieluchas disse que o programa envolve duas fases. A primeira delas é trabalhada a parte organizacional. Já a segunda, a que os agricultores finalizaram nesta segunda-feira (21), é trabalhado a capacitação administrativa, ou seja, é onde os participantes lidam com os números e o resultado financeiro da propriedade.

De acordo com o educador do Sebrae, Pedro Della Flora, o programa busca trabalhar com a análise e solução de um problema que no final gere resultados econômicos para o empresário rural. Segundo ele, no final dos seis meses todas as propriedades alcançaram o objetivo.

Della Flora explicou que em 11 reuniões teóricas e sete consultorias individuais foi possível repassar orientações e ferramentas que auxiliem principalmente na tomada de decisão.

Marcos Roberto Fedrigo, um dos agricultores que participou do curso, contou que antes as atividades eram realizadas na propriedade, contudo, não havia a coleta de dados ou um planejamento. Agora, segundo ele, é possível, por exemplo, identificar onde é preciso fazer melhorias e investimentos.

Com a visão de que é preciso fazer o levantamento e o gerenciamento dos dados, Fedrigo explicou que agora as decisões são tomadas de acordo com a capacidade da propriedade.

Relacionamento

Conforme o coordenador do programa na Caslo, como o programa é dividido em duas fases, ou seja, D´Olho e QTR e cada um é realizado em um ano, os agricultores permanecem em contato com o grupo por cerca de nove meses. “É a faculdade do produtor rural”, resumiu ele.

D´Olho

Enquanto um grupo participa da segunda fase do programa — QTR — outro realiza a primeira fase — D´Olho. Nesta quinta-feira (24), um grupo com 20 famílias finaliza a primeira fase onde as atividades são voltadas para a parte organizacional da propriedade. No próximo ano este grupo deverá participar da segunda fase, a que trabalha a parte administrativa da empresa rural.