Obras do contorno Armindo Echer continuam suspensas

Geral
São Lourenço do Oeste | 31/10/2013 | 10:38

Autor e foto: Marcelo Coan

Embora a revitalização da SC-157, trecho que liga o município de São Lourenço do Oeste a Chapecó, tenha sido autorizada pelo governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, no último dia 19 de setembro e a empresa vencedora da licitação esteja realizando drenagens e terraplenagem, há a questão do contorno viário Armindo Echer — trecho de aproximadamente cinco quilômetros, na divisa com o Paraná — que teve as obras suspensas pelo secretário de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Vital Cobalchini, após uma reunião em São Lourenço do Oeste.

De acordo com o consultor de Gestão de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina, João Carlos Ecker, a Prosul, empresa responsável pela elaboração e supervisão do projeto, está fazendo um estudo para tentar minimizar o impacto das indenizações no contorno.

Mesmo que a Prosul deva apresentar um projeto alternativo para o contorno, a empresa tenta encontrar uma forma para que o projeto original — que mantem o eixo central e outras duas marginais duplicadas — seja aplicado dentro da faixa de domínio no perímetro do contorno. Nos próximos dias deve acontecer uma audiência entre a Prosul e a Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina para que o assunto seja discutido.

Obras

Ainda que o trecho do contorno viário esteja em discussão e com as obras paralisadas, a empresa que venceu a licitação para a execução do primeiro trecho da SC-157 — São Lourenço do Oeste a Formosa do Sul — já iniciou os trabalhos do perímetro.

Segundo o engenheiro civil e gerente do contrato da obra da SC-157, André Peruchi, hoje a empresa está atuando com três frentes de trabalho. Ele explicou que enquanto um grupo executa limpeza, outros dois trabalham na questão de drenagem e terraplenagem. As ações estão sendo realizadas do trevo que dá acesso ao município de Campo Erê a diante.

Para o mês de novembro, segundo o engenheiro da empresa, está previsto o início de alguns trabalhos de pavimentação, próximo ao município de Formosa do Sul. “Estamos iniciando os serviços preliminares. A parte ‘grossa’ deve iniciar no final de novembro. A partir de janeiro vamos estar com força total”, disse ele e adiantou que a previsão é que a obra esteja concluída no mês de dezembro de 2014.

Tapa buracos

Segundo Peruchi, desde que a empresa assumiu a obra três operações tapa buracos já foram realizadas e uma quarta está prevista para acontecer nos próximos dias.