Ocupação média de leitos SUS de Pato Branco varia de 80% a 85%

Geral
Pato Branco | 02/04/2014 | 09:52

Informações: Marcilei Rossi/Diário do Sudoeste
Foto: Reprodução

Com dois hospitais credenciados para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) — Policlínica e São Lucas —, Pato Banco possui atualmente índices considerados bons em números de leitos em comparativo com sua população.

Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), dos 83 leitos cirúrgicos, 60 são referenciados para o sistema público. Dos 96 leitos clínicos, 68 são credenciados para o SUS, enquanto dos 29 leitos obstétricos, 25 estão ligados ao sistema e dos 34 leitos pediátricos, 33 compõem a rede de Saúde Pública.

Em se tratando de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), os dois hospitais dispõem de 49 leitos, e desses 42 estão credenciados, sendo 20 adultos, 12 na UTI Neonatal e 10 na UTI Pediátrica. A menor margem relativa de destinação refere-se ao hospital dia, que engloba procedimentos cirúrgicos/diagnóstico /terapêutico. De acordo com o cadastro, são 11 leitos disponíveis em Pato Branco, desses apenas dois são do sistema público.

Conforme a diretora do Sistema Municipal de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Suzana de Ross, o índice médio de ocupação dos leitos SUS no município giram em torno de 80% a 85%. “Na prática, não temos dificuldades para leitos (hospitalares e UTIs). Claro, existem dias em que ficam todos ocupados, porém são esporádicos”, afirmou. Suzana disse que há necessidade em dias com maior número de acidentes de trânsito, por exemplo.