Operação Corredor Sudoeste combate o contrabando de cigarros no Paraná

Policial
Dois Vizinhos | 17/02/2014 | 11:55

Informações: Polícia Federal
Foto: Reprodução/ Diário do Sudoeste

A Polícia Federal (PF) deflagrou na última semana a Operação Corredor Sudoeste, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada ao contrabando e descaminho de cigarros provenientes do Paraguai, em vários municípios paranaenses.

Aproximadamente 130 policiais federais cumprem 12 mandados de prisão e 21 de mandados de busca e apreensão, nos municípios de Cascavel, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, todos no Paraná, e Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, expedidos pela Vara da Justiça Federal em Francisco Beltrão.

As investigações tiveram início em julho de 2013, quando a Polícia Federal realizou a apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados em Dois Vizinhos. A partir daí, a PF concentrou suas investigações na região e, deste então, foram realizadas dez apreensões em flagrante.

Descobriu-se também que os criminosos compravam o material ilícito no Paraguai e o transportavam até a cidade de Dois Vizinhos, através das regiões de Foz do Iguaçu (PR) e Guaíra (PR).

A carga ilícita era recebida em um dos três sítios da organização, onde era efetuado o transbordo para caminhões da organização criminosa, que utilizavam fundo falso para transportar centenas caixas de cigarros para o Rio Grande do Sul.

A quadrilha utilizava também o serviço de “batedores”, que recebiam propina para orientar o melhor caminho a ser tomado nas rodovias. Foi constatada a participação de um policial civil na atividade criminosa.

Os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando e descaminho, além de uma série de outros delitos correlacionados: corrupção ativa e passiva, recepção qualificada e crime contra a saúde pública e contra as relações de consumo.