Pactuação Interestadual de Saúde está sendo revista

Geral
São Lourenço do Oeste | 15/09/2015 | 15:46

Informações e foto: SDR de São Lourenço do Oeste

O secretário regional da SDR de São Lourenço do Oeste, Walmor Pederssetti, prefeitos, secretários municipais de Saúde e demais lideranças da região, reuniram-se na segunda-feira (14) para discutir a pactuação interestadual com o Paraná.

O encontro aconteceu no auditório da Gerência Regional de Saúde e teve ainda a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco (PR). A intenção é discutir o andamento da ação, promovendo ajustes necessários para atender a demanda da região.

A pactuação

A população residente nos municípios que integram a região de abrangência da SDR são beneficiados com um acordo de pactuação entre Santa Catarina e o município de Pato Branco, situado no Paraná. Esta ação permite que estes municípios possam encaminhar pacientes catarinenses que necessitam de procedimentos de alta e média complexidade, inexistentes na região Noroeste.

O acordo de pactuação foi firmado em 2008 e, desde então, os pacientes que necessitam de intervenções mais complexas são encaminhados para Pato Branco. Antes disso, eram encaminhados para Chapecó ou Xanxerê.

Demanda

Segundo a gerente regional de Saúde, Maria da Graça Nomura, desde que a pactuação foi firmada, a demanda pelos procedimentos aumentou e precisa ser revista, sobretudo em alguns dos serviços mais utilizados como cardiologia e oncologia. “Esta questão está sendo discutida e em breve teremos novidades”, salienta.