Parajasc reúne 46 municípios em São Miguel do Oeste

Esporte
São Miguel do Oeste | 25/05/2016 | 13:24

Informações e foto: Fesporte

Foi aberta oficialmente, na noite desta terça-feira (24), a 12ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em São Miguel do Oeste. Os paratletas, autoridades, dirigentes e organizadores participaram do evento que foi realizado na praça Walnir Bottaro Daniel.

O evento reúne 1.650 atletas de 46 municípios. As competições iniciam a partir desta quarta-feira (25) e seguem até o domingo (29). Estão na grade o atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e para deficientes intelectuais, bocha paralímpica, bocha rafa vollo.

O presidente da Fesporte, Milton Cunha, lembrou o orgulho dos Parajasc para Santa Catarina. “Somos referência para o país e para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) por realizarmos o segundo maior evento paradesporto do mundo. Santa Catarina é o único Estado do Brasil que tem um evento tão completo do gênero”, declara.

Um dos momentos marcantes da noite foi o acendimento do fogo simbólico. A condução da tocha foi introduzida por uma apresentação: um dançarino representou as modalidades dos jogos em câmera lenta. O fogo foi conduzido pelos paratletas da Escola Especial Caminho Alternativo, de São Miguel do Oeste, Anelize Klein, portadora de síndrome de down, Michel Platini Dilly, com diagnóstico de paralisia cerebral, e Jair de Oliveira da Silva, cadeirante com deficiência múltipla.