Parceria proporciona capacitação de 16 mulheres agricultoras

Geral
São Lourenço do Oeste | 05/11/2015 | 14:25

informações e foto: Sicoob Noroeste

Resultado da parceria entre Sindicato Rural de São Lourenço do Oeste, Senar e Sicoob Noroeste, na tarde desta quarta-feira (4), 16 mulheres do distrito de São Roque concluíram o curso de doces de leite. Durante dois dias, o grupo aprendeu, por exemplo, receitas de iogurte natural, requeijão em barra e cremoso, doce de leite pastoso e em barra, pé de moleque, ambrosia e leite condensado.

Simone Croda Bazzo, instrutora do Senar, explicou que o curso busca agregar valor na propriedade. “É para que elas possam diversificar a alimentação através da matéria prima que há em casa, neste caso o leite”. Junto com isso, criar uma renda alternativa, já que terão condições de comercializar o excedente produzido.

De acordo com a instrutora, o curso foi desenvolvido com base nos recursos e ingredientes existentes na propriedade. “A gente não passa receitas em que elas terão que ir num centro maior comprar os produtos. São coisas que têm em casa. Não tem nada de conservante ou corante”, disse ela lembrando que além da economia, as famílias poderão saborear receitas mais saudáveis.

Com 73 anos, Asunta Bernardi encarou o desafio proposto pelos parceiros. Ela conta que sempre gostou de trabalhar com doces e salgados e por isso aceitou o convite para o curso. Contente com o resultado, ela explicou que a instrutora conseguiu repassar as informações de forma clara e objetiva. Embora tenha feito o curso para se aperfeiçoar, ela acredita que é uma oportunidade de renda alternativa.

Artêmio José Flach, presidente do conselho de administração do Sicoob Noroeste, disse que o curso é uma forma de gerar renda alternativa, já que as orientações repassadas permitem com que as famílias agreguem valor a matéria-prima gerada na propriedade. Disse ainda que, embora existam as parcerias, parte do investimento é feito por meio dos impostos pagos pelos produtores rurais. “No final, quem participa faz a diferença”.

Gerente do Ponto de Atendimento (PA) do Sicoob Noroeste em São Roque, Odirlei Zanettin, disse que a instituição financeira cooperativa é parceira, pois entende que é preciso trazer opções de treinamento e cursos para as famílias agricultoras. Mesmo que para alguns seja uma possibilidade de renda complementar, Zanettin acredita que o ganho maior será a qualidade de vida, já que as participantes aprendem uma série de receitas.

Certificado

Conforme Simone, hoje o Senar trabalha com cursos profissionalizantes e de promoção social. No caso do grupo formado no distrito de São Roque, a formação foi profissionalizante. Por isso, dentro de alguns dias cada participante receberá um certificado.