Pato a Jato se prepara novamente para competir em Detroit

Geral
Pato Branco | 20/04/2017 | 09:43

Informações: Nelson Junior/Diário do Sudoeste
Foto: Arquivo/Pato a Jato

A Pato a Jato participará com o protótipo Popygua 2.0 na categoria etanol. De acordo com Matheus Bordignon, vice-capitão da equipe, a meta é superar o resultado alcançado em 2015, quando o protótipo alcançou a marca de 316 quilômetros com um litro de combustível, desempenho que garantiu o prêmio de 2º lugar na categoria etanol.

Esta ainda é a melhor colocação brasileira na prova. Matheus explica que problemas técnicos e alfandegários não permitiram um bom resultado na disputa do ano passado. Na competição vence o veículo que percorrer a maior distância com o menor consumo de combustível.

Criada em 2009, a Pato a Jato é formada principalmente por estudantes do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR, campus Pato Branco (PR), mas é aberta à participação de alunos de outros cursos de engenharia da instituição.

Segundo Matheus, embarcarão para Detroit oito acadêmicos e um professor. Recentemente, o grupo promoveu uma rifa que arrecadou parte dos recursos para custeio da viagem. O sorteio foi realizado na semana passada.