Pato-branquenses se reúnem para pedalar

Geral
Pato Branco | 22/01/2014 | 23:56

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Maya Diaz/Diário do Sudoeste

Um meio de transporte ainda pouco utilizado pela questão cultural da região, a bicicleta em muitos lugares deixou de ser uma companhia de finais de semana e passeios esporádicos para se tornar a fiel companheira do dia a dia. São muitas as pessoas que utilizam a “magrela” como forma de deslocamento para tudo, inclusive para trabalhar.

Dois colegas movidos pelo prazer de pedalar começaram a reunir um grupo de ciclistas amadores a cerca de três meses em Pato Branco. Foi Jhonatan Tyburski quem teve a primeira ideia, conforme ele mesmo conta: “Treino ciclismo para competir e nunca achava companhia para treinar. Então um dia pensei em chamar outras pessoas sem esta intenção, só para curtir, para passear, incentivar o ciclismo na cidade”. Com ele acompanha Juliano Piccoli.

Com um grupo que varia toda semana, o encontro acontece sempre às terças-feiras, às 19h, com saída em frente ao Posto Patinho. Na primeira pedalada foram 18 ciclistas. E as idades também variam, com pessoas de 15 até 45 anos.

“O ritmo é leve e as pessoas gostam”, conta Tyburski, ressaltando que o percurso é sempre pré-definido, mas passa pelas estradas do interior de Pato Branco. O grupo segue o estilo mountain bike, que tem a finalidade de seguir trilhas e estradas rurais. Os ciclistas fazem de 20 a 50 quilômetros em cada dia, o que equivale a duas horas pedalando. “Sempre tem os que ficam para trás, mas um cuida do outro. Tentamos esperar todos até para que eles não desistam”, frisa.