Paulo Bauer assume Secretaria Especial da Casa Civil do governo Bolsonaro

Política
Santa Catarina | 31/01/2019 | 17:14

Informações: Diário Catarinense

Foto: Senado

O senador catarinense Paulo Bauer (PSDB), que não conseguiu se reeleger nas eleições de 2018, assume na segunda-feira (4) a Secretaria Especial da Casa Civil para o Senado no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Na prática, o tucano será o responsável por tratar do relacionamento do Planalto com os senadores da próxima legislatura.

A sondagem do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para Bauer assumir uma função no governo ocorreu ainda em dezembro de 2018, conforme divulgado pelo próprio senador. Qual cargo ele ocuparia, no entanto, não chegou a ser discutido à época.

Inicialmente o deputado federal Leonardo Quintão (MDB-MG) cuidaria da articulação com o Senado, mas nesta semana foi confirmado que o parlamentar mineiro tratará de projetos de interesse do governo no Congresso.

Nesta quinta-feira (31), Paulo Bauer divulgou mensagem nas redes sociais falando sobre o convite: "Confirmado! Acabo de aceitar o convite do ministro da Casa Civil. A partir de segunda-feira, dia 4 de fevereiro, passo a trabalhar no 4° andar do Palácio do Planalto".

Investigação

Paulo Bauer é alvo de uma investigação da Procuradoria-Geral da República, que apura um suposto repasse ilegal de R$ 11,5 milhões da empresa Hypermarcas para a campanha dele ao governo de Santa Catarina, em 2014. Na ocasião, o tucano foi derrotado por Raimundo Colombo (PSD), que foi reeleito para a função.

A investigação surgiu a partir da delação premiada de um ex-diretor da empresa, que disse ter repassado o dinheiro por meio de caixa 2, para manter laços de relação com o político, caso ele assumisse o governo catarinense.

A abertura da investigação sobre o caso foi autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2018. O senador e a defesa dele negam as irregularidades.