PMDB e PP anunciam acordo para a presidência da Alesc

Política
Florianópolis | 10/11/2016 | 11:12

Informações e foto: Alesc

As bancadas do PMDB e do PP na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) anunciaram oficialmente um acordo para o compartilhamento da presidência da Casa no biênio 2017/2018. O presidente e a composição da mesa para o período serão definidos em 1º de fevereiro de 2017.

Pelo acordo firmado entre os dois partidos, que conta com o consenso das demais bancadas da Alesc, o deputado Silvio Dreveck (PP) será o presidente entre 1º de fevereiro de 2017 e 31 de janeiro de 2018. Já entre 1º de fevereiro de 2018 e 31 de janeiro de 2019, a Casa será presidida pelo deputado Aldo Schneider (PMDB). Os demais membros da mesa nesses dois períodos ainda serão definidos.

Schneider destacou o consenso construído dentro das bancadas do PP e do PMDB, em relação aos nomes dos dois pré-candidatos. “Buscamos o apoio dos demais partidos e estamos construindo gradativamente esse projeto com o apoio de todos os deputados”, disse o parlamentar do PMDB. “Vamos dividir o comando da Alesc com o propósito de servir Santa Catarina por meio de uma gestão discreta e transparente, em que a Casa do Povo esteja cada vez mais aberta aos catarinenses.”

Projetos

Os dois deputados afirmaram que a gestão compartilhada pretende ficar marcada não por grandes projetos na Assembleia, mas pela austeridade e pela qualidade do processo legislativo.

“O momento econômico não nos permite fazer grandes projetos. Nosso objetivo é fazer uma boa gestão, com os pés no chão, economizando os recursos e dando bom exemplo”, disse Dreveck. “Será uma gestão técnica. Vamos deixar nossa marca, não com obras, mas com ações que valorizem o Legislativo catarinense”, completou Schneider.

Devido à pré-candidatura, Aldo Schneider renunciou à 1º vice-presidência da Alesc no começo da tarde de quarta-feira (9). O Regimento Interno não permite que um deputado seja reconduzido ao mesmo cargo na mesa diretora no biênio seguinte. Schneider vai se candidatar novamente a 1º vice-presidente para a mesa diretora de 2017, para poder ocupar a presidência em 2018. Com a renúncia de Schneider, o deputado Antonio Aguiar (PMDB) foi eleito como 1º vice-presidente da Alesc.

Dreveck deixou a liderança do governo na Alesc. A renúncia foi aceita pelo governador Raimundo Colombo (PSD) e o nome do novo líder ainda não foi oficialmente anunciado. “Como a nossa agenda será voltada agora à pré-candidatura à presidência da Alesc, entendemos que seria melhor deixar a liderança”, justificou.