PMDB e PP sentam para discutir a relação

Política
São Lourenço do Oeste | 04/05/2016 | 22:03

Autor e foto: Marcelo Coan

Com vistas para o pleito de outubro, que deve definir o comando do município e quem irá ocupar as cadeiras no Legislativo, o Partido Progressista (PP) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), ambos de São Lourenço do Oeste, se reuniram na sexta-feira (29) para discutir a relação e uma possível coligação.

À redação do portal Minutta, Alex Cledir Tardetti, presidente do PMDB, e Daniel Rodrigo Hippler, presidente do PP, confirmaram a reunião. “A cidade é pequena e não tem por que esconder as coisas”, disse Hippler explicando que antes do encontro de sexta o partido teve uma conversa com a base aliada que compõe o atual governo. “Nós estamos tendo algumas divergências no sentido de formar uma coligação com nomes novos”, falou ele lembrando que também há muita especulação.

Hippler disse também que a coligação atual entendeu que cada partido deve, nós próximos dias, conversar com os demais partidos e ver a possibilidade de formar uma união entre eles ou talvez uma dissolução de coligações para pensar no futuro. “Nós progressistas recebemos convites, um deles do PMDB mesmo, para conversar sobre possível candidatura em coligações”.

Questionado sobre o encontro do dia 29 de abril entre PMDB e PP, Hippler contou que a conversa foi produtiva, pois foram tocados diversos assuntos. Entre eles, coligações passadas e o porquê não deram certo. “Lavamos a roupa suja do passado”. Segundo ele, embora haja afinidade com o PMDB, o Partido Progressista também tem o desejo de lançar um candidato a prefeito em 2016. “Para que haja uma união futura, alguém vai ter que ceder neste processo”, disse ele recordando que o PMDB já tem um pré-candidato a majoritária. “Nós não temos e não vamos firmar nada tão cedo”, disse ele adiantando que dentro do PP são 60 votos que decidem para que rumo o partido deve ir.

Mais reservado, Tardetti disse que o PMDB tem uma comissão para tratar de assuntos referentes a coligação. “Sou o presidente e pretendemos conversar com todos os partidos. A última reunião foi, de fato, com o PP. Muitos progressistas e peemedebistas participaram”, disse ele lembrando que esta foi a primeira conversa, mas que há um trabalho em curso para que outras sejam realizadas.

Questionado sobre coligação, o presidente do PMDB falou que a intenção é que seja definida o quanto antes. “Dependemos dos outros partidos. Eles sabem das nossas propostas”, justificou.