Polícia Civil de Maravilha faz operação de fiscalização em ferros velhos

Policial
Maravilha | 17/09/2013 | 17:39

Informações e foto: Polícia Civil

A Delegacia de Polícia Civil de Maravilha iniciou na segunda-feira (16) uma operação de fiscalização dos estabelecimentos comerciais revendedores de peças usadas de veículos automotores, conhecidos como ferros velhos. O objetivo da fiscalização consiste em verificar a procedência das peças dos veículos comercializadas.

Dos três estabelecimentos verificados até agora, um deles – “Tem Tem Auto Peças” (Ferro velho “Tem Tem”) – há irregularidades e foi interditado. Neste estabelecimento, os agentes vistoriadores encontraram várias carcaças e agregados de veículos seminovos que continham sinais identificadores raspados, o que levantou suspeitas sobre a origem dos produtos, já que não é normal tais sinais serem suprimidos.

Numa dessas carcaças, os policiais civis que estavam vistoriando encontraram uma plaqueta identificadora e, a partir dela, verificaram se tratar de um veículo Toyota/Corolla XLI Flex (nacional) com registro de roubo na cidade de São Bernardo do Campo/SC, registrado no feriado de 7 de setembro. Também foram localizadas no interior desse estabelecimento as demais peças do veículo roubado.

Conforme o delegado Wagner Meirelles, após confirmada a origem ilícita das peças deste Corolla, o proprietário do estabelecimento fugiu do local de forma clandestina para não ser preso em flagrante, apresentando-se no período da tarde na Delegacia de Maravilha, acompanhado de advogado. “No local da fiscalização ainda há várias peças com sinais identificadores raspados, situação essa que dificulta a fiscalização policial quanto à identificação da procedência veicular. Nesses casos, somente é possível descobrir a origem veicular das peças se houver o trabalho técnico do perito”, ressaltou Meirelles.

Durante as buscas no ferro velho, os policiais constataram no galpão do estabelecimento comercial vários veículos automotores, os quais precisam também ser vistoriados. “No local há inúmeras peças de veículos que ainda precisam ser conferidas quanto à procedência, por isso, os trabalhos poderão se estender por alguns dias, principalmente porque, a partir de agora, é imprescindível a presença do perito oficial no local do fato”, acrescentou o delegad.

Na manhã desta terça-feira (17) foram fiscalizados os estabelecimentos “Ferro Velho Brutscher” e “Ivan Auto Peças”, onde não foram encontradas irregularidades