Polícia Civil de Pato Branco prende 16 pessoas envolvidas em falsificação de carteiras de habilitação

Policial
Pato Branco | 11/12/2014 | 09:06

Informações e foto: Polícia Civil

Foram aproximadamente quatro meses de investigações até que a Polícia Civil de Pato Branco prendesse 16 pessoas envolvidas em um esquema e falsificação de carteiras de habilitação. Dos presos, nove fazem parte de uma organização criminosa responsável pela falsificação de habilitações e as demais teriam comprado e estavam usando os documentos falsos.

As prisões ocorreram durante a Operação Olaria, deflagrada entre a madrugada e manhã desta quarta-feira (10) nas cidades de Balneário Camboriú (SC), Xanxerê (SC), Maravilha (SC), Frederico Westphalen (RS), Iguatemi (MS) e nas cidades paranaenses de Palmas, Pato Branco e Clevelândia, essa última onde ocorria a falsificação dos documentos.

De acordo com a delegada Franciela Alberton Biava, que coordenou a investigação, a organização tinha sua sede numa empresa de cerâmica. Outra tática usada para negociar os documentos falsos era se referir como "milheiro de tijolo" para cada habilitação. Com os envolvidos, a polícia apreendeu papel usado na confecção das CNHs, munições, uma arma de fogo, computadores, impressoras entre outros objetos.

Segundo a polícia, nenhum funcionário do Detran está envolvido na fraude. Os documentos eram feitos pelo chefe da organização, Valdenir Zen da Paixão, popular Val, que foi preso em Palmas. Os demais eram responsáveis pela venda das CNHs a motoristas interessados que pagavam entre R$ 1.500,00 e R$ 2.500,00, dependendo da categoria exigida.

Os envolvidos na falsificação e venda tiveram a prisão preventiva decretada pela justiça e foram autuados pelos crimes de formação de organização criminosa falsificação de documento público. Já os motoristas que adquiriram e estavam usando as habilitações falsas, foram autuados pelo uso de documento falso. Todos permanecem presos a disposição da justiça.

Demais detidos

Ariomar da Silva Valek (Palmas)
Carlos (Clevelândia)
Ari Werlang (Maravilha)
João Celestino e Margarete (Iguatemi)
Givanildo (Xanxerê)
Gilmar (Frederico Westephalen)
Elizeu (Pato Branco)
Paulo Cezar Gomes Damasceno não foi encontrado e já é considerado foragido