Polícia evita fuga de presos da cadeia de Pato Branco

Policial
Pato Branco (PR) | 18/02/2020 | 15:28

Informações: Diário do Sudoeste

Equipes do Departamento Penitenciário (Depen) e da Polícia Militar evitaram, no fim de semana, uma fuga de presos da cadeia pública de Pato Branco (PR). Agentes do Depen ouviram batidas sábado, por volta das 23h30, na galeria A e acionaram a Polícia Militar. No domingo, às 6h30, os presos começaram a sair pelo buraco que tinham feito na laje do teto do cadeião, mas foram surpreendidos pelos policiais a tiros com balas de borracha para que retornassem pelo local por onde vieram.

Militão, chefe da cadeia pública de Pato Branco, informou que na galeria A estavam 125 presos, mas nem todos passavam pelo buraco feito no teto. Ele informou que cerca de 12 detentos chegaram a sair, quando foram surpreendidos pelos policiais. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o atendimento dos presos atingidos pelos tiros de bala de borracha, sendo que quatro foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O chefe da cadeia pública acrescentou que aguardaram até a chegada de agentes do Setor Operacional Especializado do Depen de Cascavel (PR) que, juntamente com os policiais, entraram no setor de carceragem e durante a revista encontraram maconha e crack, mas não localizaram os objetos utilizados pelos detentos para fazer o buraco no teto. Ele informou que o buraco foi fechado e a situação na cadeia se normalizou por volta das 17h.

Há décadas a população está cobrando das autoridades a retirada da cadeia pública do centro de Pato Branco, devido ao eminente risco de fuga. Além disso, o cadeião está superlotado, pois tem capacidade para cerca de 45 detentos e está com 296, aumentando o risco de fugas.

Detento morto

Na noite de sexta-feira (14), um detento foi morto no interior de uma das celas da cadeia pública de Pato Branco. Ele tinha sido preso há poucas horas pela Polícia Militar de Clevelândia (PR), que cumpriu um mandado de prisão expedido pela Comarca de Balneário Camboriú (SC), pelo crime de estupro de vulnerável.

De acordo com o delegado Breno Machado de Paula, ao ter conhecimento dos fatos, a Polícia Civil acionou o Instituto de Criminalística para fazer levantamento no local da morte, bem como o Instituto Médico Legal (IML) para a retirada do corpo, sendo também necessário o apoio da Polícia Militar para que os peritos entrassem na carceragem. A vítima foi identificada como Elois Cesar Garcia, 69 anos.