Polícia Militar de Santa Catarina forma 140 policiais no oeste do Estado

Policial
Chapecó | 04/07/2014 | 13:48

Informações e foto: Governo do Estado

O governador Raimundo Colombo acompanhado do secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Grubba e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral, participou nesta sexta-feira (4) da formatura de 140 novos soldados da PM que vão atender as regiões de Chapecó, Concórdia e São Miguel do Oeste.

Os novos policiais se formaram após concluírem 1.445 horas/aula de instruções, distribuídas ao longo de 35 semanas de curso, onde tiveram aulas de legislação, técnicas de policiamento ostensivo, defesa pessoal, ética e relacionamento interpessoal. Os alunos também passaram por testes de inteligência, provas físicas e exames psicológicos.

Segundo o coronel Valdemir Cabral, os novos soldados deverão se apresentar às suas unidades dois dias depois da formatura para iniciarem o trabalho. “Somente em Chapecó serão 70 policiais que iniciam os trabalhos. Eles ficarão na cidade e também operando em barreiras nos municípios vizinhos”.

Na oportunidade foram entregues kits de proteção individual aos novos soldados, composto por equipamentos como colete de proteção balística, pistola, cinto de guarnição, algema e espargidor de gás de pimenta. “A meta do governo estadual, em médio prazo, é que todo policial militar tenha o seu kit de proteção individual e todos que se formam já recebe os equipamentos”, explicou Grubba.

Com as novas formaturas desta semana, o atual efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina passa para 11.350 policiais. Em agosto, será realizada uma nova formatura, com um grupo de 202 mulheres que passarão a fazer parte da PM catarinense. “Somente na última semana formamos policiais em Florianópolis, Caçador e aqui, totalizando 844. Desde 2011 até hoje foram cerca de 2,6 mil novos policiais em todo o Estado”, informou o secretário Grubba.