Por que o ensino a distância cresceu tanto? Segmento está atento as demandas

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 09/02/2020 | 19:57

Informe publicitário

Foto: Divulgação

Comodidade, economia com transporte, flexibilidade de horários e mensalidades com preços atrativos. Estes são alguns motivos apontados por quem procura o Ensino a Distância (EaD) no Brasil. Especialistas, porém, afirmam que tantas facilidades não eliminam a necessidade de cautela na hora de escolher um curso, sobretudo em relação à qualidade desse método de formação profissional.

O EaD foi regulamentado há 14 anos, mas foi somente em 2018 que a oferta de vagas em EaD superou a da educação presencial no país. Conforme o Censo 2018 da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram oferecidas 7,1 milhões de vagas a distância, ante 6,3 milhões de vagas presenciais. Divulgado em setembro de 2019, o levantamento revelou crescimento de 52,44% em relação ao ano anterior (segundo o Censo, em 2017 foram oferecidas 4,7 milhões)

Em São Lourenço do Oeste (SC), quem lidera o EaD é a Unopar, com 12 anos de serviços prestados à comunidade. Em 2019, a Unopar venceu no segmento Ensino a Distância na região Extremo-Oeste, com 62,92%, em pesquisa feita pelo Ibope Inteligência para a RICTV.

Atualmente, a Unopar polo São Lourenço do Oeste oferece 30 cursos de graduação e mais de 200 de pós-graduação, seja semipresencial ou totalmente online. “Nós, enquanto empresários na área educacional, temos o propósito de transformar a vida das pessoas através da formação acadêmica”, diz Ilva Berger, professora e empresária.

Cursos

Hoje, em São Lourenço do Oeste, os acadêmicos podem encontrar curso novos, como Agronomia, Estética e Cosmética, Nutrição e Serviço Social. Já os cursos mais procurados em 2020 são Administração, Ciências Contábeis, Agronomia, Pedagogia, Educação Física e cursos na área de tecnologia ou de curta duração, como exemplo, Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais, RH, Gestão da Produção e Marketing. “O ensino superior amplia as oportunidades de trabalho e melhora a vida pessoal e o poder aquisitivo, podendo aumentar o nível salarial”, explica Ilva, acrescentando que o objetivo da Unopar é impactar o maior número possível de pessoas através dos cursos de graduação.

Melhor infraestrutura

Desde 2017, de olho no crescimento da cidade e no comportamento dos empresários, a Unopar de São Lourenço do Oeste atende no acesso Sul, em local com amplo estacionamento, área de convivência com cantina e jogos, biblioteca, laboratórios e salas adaptadas para cada curso.

Legado

Para a empresária Ilva, o desafio de melhorar a educação está também dentro de casa. Ela diz que é comum ver os pais se formando e logo depois os filhos, ou seja, a Unopar São Lourenço do Oeste está presente em mais de uma geração familiar. Mas, a empresária alerta para que os pais continuem incentivando seus filhos. “Não há mais desculpas para não estudar, para não buscar melhorar dentro do mercado de trabalho. O Ensino a Distância veio para a aproximar as pessoas para novas oportunidades”, finaliza.