Postagem em rede social resulta em prisão de acusado

Geral
São Lourenço do Oeste | 23/08/2017 | 10:47

Informações: Ministério Público
Foto: Reprodução/Internet

Na terça-feira (22), após pedido formulado pela 1ª Promotoria de Justiça de São Lourenço do Oeste, foi decretada prisão preventiva de G. P. M., em conjunto com o julgamento de ação penal a que ele respondia pelo crime de estupro, na qual foi condenado a pena de dez anos de reclusão, em regime fechado, por sentença proferida pelo Juízo de Direito de São Lourenço do Oeste. A prisão foi cumprida ainda no mesmo dia pela Polícia Civil.

Segundo esclareceu o promotor Marcos Schlickmann Alberton, o pedido de prisão do indivíduo decorreu, principalmente, de um comentário postado pelo próprio G. P. M., na noite de segunda-feira (21), em uma notícia divulgada em rede social acerca de sua detenção no último fim de semana pela Polícia Militar, diante da suposta prática do crime de tentativa de furto.

Na postagem, o acusado se gabava de ter sido solto no mesmo dia de sua detenção, fazendo chacota a respeito da atuação do trabalho das Polícias Militar e Civil, bem como do próprio sistema de justiça.

Nas palavras do representante do Ministério Público,"isso serve de lição para todos. A internet não é terra sem lei. Toda conduta que ultrapassa os limites da legalidade e mesmo da civilidade tem sua consequência. Nesse caso, em especial, como ainda cabe recurso da condenação, em tese o acusado responderia solto até o final do processo, como determina a Constituição Federal. Mas sua conduta demonstrou que não tem senso de responsabilidade e respeito para com a Justiça, ficando clara a probabilidade concreta de que voltar a praticar crimes. E isso, conforme o Código de Processo Penal, justifica a sua prisão imediata, como forma de garantir a ordem pública."