Pratos típicos marcam a 10ª edição da Festa Italiana de São Caetano

Geral
São Lourenço do Oeste | 07/07/2014 | 09:44

Autor e Foto: Marcelo Coan

Regada a comidas e bebidas típicas, no domingo (6) a comunidade de São Caetano, no interior de São Lourenço do Oeste, realizou a 10ª edição da tradicional Festa Italiana. Embora a primeira edição tenha sido realizada no ano de 2003, em dois anos a festa não foi realizada.

Tendo em vista que a estrutura limita a venda de ingressos, neste ano em torno de 600 pessoas degustaram os pratos típicos da culinária italiana. Para isso, um grupo de aproximadamente 90 pessoas trabalhou no preparo dos pratos.

Segundo o coordenador da Comissão Central Organizadora (CCO) da festa, Nivaldo Perego, neste ano o prato de entrada foi a sopa de agnoline, em seguida foi servido o pien, a carne lessa, assados (salame, carne de frango e suína), tortéi, queijo a milanesa e macarronada. Como acompanhamento, saladas em conserva, cuca e pão. Tudo regado com vinho seco tinto e branco.

Segundo Perego, toda a matéria prima para o preparo dos pratos é produzida por famílias da comunidade e da região.

Festa

Perego contou que a festa é realizada devido ao grupo folclorístico San Gaitano, que se apresenta em toda a região oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná e assumiu a realização do evento. Na parte da manhã houve a celebração de uma missa especial. Na sequência, autoridades e membros da CCO fizeram a abertura oficial da festa com a sangria de uma pipa de vinho. Após o almoço típico, apresentações de danças e matinê.

Participação

Conforme o coordenador da CCO, a festa atrai pessoas de toda a região e só não reúne mais porque a estrutura é limitada. Segundo ele, cerca de 70% dos ingressos para a festa deste ano já haviam sido reservados no ano passado.

Apoio

Além das famílias da comunidade, a festa recebe o incentivo e o apoio do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste (ICSL). Perego contou que o grupo San Gaitano – composto por adultos e jovens – semanalmente participa de aulas de dança ministradas por um professor do ICSL. Além disso, há contribuição, através de recursos, para que a comunidade invista em sonorização e decoração para a festa.

Conhecedores das limitações estruturais da comunidade, tanto o presidente do Legislativo em exercício, Alex Tardetti, quanto o Executivo municipal, Geraldino Cardoso, garantiram apoio para que a comunidade seja contemplada como investimentos na estrutura. No discurso, ambos disseram que irão buscar recursos para que a estrutura seja ampliada.

Em 2013, Cardoso disse que iria unir esforços entre a prefeitura e a comunidade para idealizar um projeto. A ideia era fazer de São Caetano o templo da cultura e da tradição italiana do município.