Prefeito avalia campanha Dengue Zero – por um São Lourenço livre

Geral
São Lourenço do Oeste | 02/05/2017 | 16:33

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Lançada em março deste ano, a campanha Dengue Zero – por um São Lourenço livre teve como objetivo reforçar os cuidados da população contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Promovida pela administração municipal de São Lourenço do Oeste, envolveu as Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.

Foram 45 dias intensos de campanha, tendo como um dos pontos principais a distribuição de seis tulhas em pontos estratégicos da cidade para que a população pudesse depositar lixos e entulhos, limpando seus terrenos e evitando novos focos do mosquito. De acordo com a secretária interina de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Francielle Honesko, foram 163 cargas recolhidas.

Nas últimas semanas, algumas tulhas foram colocadas em outros pontos da cidade, uma delas em frente ao cemitério do centro, por exemplo. Francielle explica que isso também atende uma demanda da comunidade, já que o local é bastante frequentado e há muito descarte de materiais.

Saúde

Desde o lançamento da campanha, a administração municipal disponibiliza um número exclusivo para denúncias sobre o mosquito da dengue, zika vírus, e chikungunya. Os moradores podem colaborar enviando vídeos, imagens e mensagens para o número (49) 9 9985-4777 (WhatsApp).

Coordenadora do Programa de Combate a Dengue Municipal, Cátia Schafer salienta que muitas denúncias chegaram pelo WhatsApp, o que ajudou no trabalho da equipe. Ela reforça que as denúncias são verificadas todas as sextas-feiras e muitas delas são encaminhadas para outros setores competentes, como Vigilância Sanitária e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, “caso não se trate de dengue”, diz Cátia.

Para a coordenadora, houve uma aceitação efetiva das ações de prevenção ao combate ao mosquito pela população. Até o fim de abril, foram 101 focos do mosquito da dengue, mas nenhum registro da doença em São Lourenço do Oeste. “A população está tomando mais cuidado com o surgimento dos possíveis criadouros”, conta.

Administração

O prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, conta ter recebido uma resposta positiva da sociedade sobre a campanha Dengue Zero – por um São Lourenço livre. Para ele, a meta foi justamente a de envolver cada pessoa para um problema que é de todos. “Se cada um fizer a sua parte,

São Lourenço do Oeste ficará livre do mosquito da dengue”, explica.
Sobre a campanha, o prefeito destaca que ela continuará ao longo do ano e que outras ações estão sendo planejadas. Mas, diz que foi preciso intensificar o trabalho neste período devido ao clima. “Nossa preocupação foi fazer algo antes de o problema aparecer. Não tivemos nenhum caso de dengue em São Lourenço do Oeste este ano, o que é ótimo, mas precisamos continuar trabalhando para evitarmos novos focos”, finaliza.